Fonte: site: velhos amigos.com |
Em 22 de agosto, o Brasil comemora o Dia do Folclore. A data foi criada em 1965 através de um decreto federal. No Estado de São Paulo, um decreto estadual instituiu agosto como o mês do folclore.
Folclore é o conjunto de todas as tradições, lendas e crenças de um país. O folclore pode ser percebido na alimentação, linguagem, artesanato, religiosidade e vestimentas de uma nação. Segundo a Carta do Folclore Brasileiro, aprovada pelo I Congresso Brasileiro de Folclore em 1951, "constituem fato folclórico as maneiras de pensar, sentir e agir de um povo, preservadas pela tradição popular, ou pela imitação".
Para que serve?
O folclore é o modo que um povo tem para compreender o mundo em que vive. Conhecendo o folclore de um país, podemos compreender o seu povo. E assim conhecemos, ao mesmo tempo, parte de sua História. Mas para que um certo costume seja realmente considerado folclore, dizem os estudiosos que é preciso que este seja praticado por um grande número de pessoas e que também tenha origem anônima.
Origem da palavra "folclore"?
A palavra surgiu a partir de dois vocábulos saxônicos antigos. "Folk", em inglês, significa "povo". E "lore", conhecimento. Assim, folk + lore (folklore) quer dizer ''conhecimento popular''. O termo foi criado por William John Thoms (1803-1885), um pesquisador da cultura européia que, em 22 de agosto de 1846, publicou um artigo intitulado "Folk-lore". No Brasil, após a reforma ortográfica de 1934, que eliminou a letra k, a palavra perdeu também o hífen e tornou-se "folclore".
Leia mais em: http://www.velhosamigos.com.br/DatasEspeciais/diafolclore4.html
Agora é com você: Você conhece alguma lenda, mito ou história de assombração que o povo conta? Escreva-nos a sua história. As melhores serão selecionadas e postadas no blog. Participe!!!
Agora é com você: Você conhece alguma lenda, mito ou história de assombração que o povo conta? Escreva-nos a sua história. As melhores serão selecionadas e postadas no blog. Participe!!!
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirA LENDA DO BATE CAIXÃO ALGUNS DIZEM QUE ELE É UMA ALMA QUE CIRCULA OS CIMITERIOS NÃO SE SABE MUITA COISA SOBRE ELE MAS DIZEM QUE ELE É UM SER SOMBRIO QUE ATACA QUEM PASSAR POR PERTO A APARENCIA DELE É ORRIVEL TEM UM OLHO SÓ E ANTES DE ATACAR ELE FAZ UNS BARULHOS MEIO PARECIDO COM SONS DE ANIMAIS QUE ASSUSTA AS PESSOAS POR ONDE PASSA.
ResponderExcluirYCARO-302
Pessoas do interior falam que de madrugada
ResponderExcluirdepois que todos estão dormindo " um lobisomem passa nas ruas, e quem chega a ve-lo desmaia.
edilson
uma serta noite às 22.00h, uma mulher loira, de olhos verdes.ia em um ponto de taxi e rodava a cidade de belém.....
ResponderExcluirA boneca que tem vida
ResponderExcluirUma garorinha chamada Mariana, queria muito ganhar uma boneca de presente da sua mãe.A mãe atendeu o pedido da garota. Mariana por sua vez, ficou muito feliz com o que tinha ganhado, pois a boneca era muito bonita.
A mãe de Mariana era médica e chamava-se Maria, e quase não tinha tempo para Mariana. Pois agora Marina está acompanhada de sua linda boneca.
A boneca tinha vida e sempre se revelava para a garota. Mariana, morrendo de medo resolveu contar para sua mãe o estava acontecendo.Maria não acreditou.Mas, na mesma noite ela viu a boneca andando pela casa. Coisa que a boneca não era programável à fazer. A mãe deseperada resolveu queimar a boneca e dar outro brinquedo para Mariana.
Rosille (302)
Acho que uma das mais conhecidas nas escolas é a loira do banheiro ou Maria sangrenta como alguns dizem.
ResponderExcluirDizem que no banheiro das escolas quando estão vazios e se faz um "ritual" de puxar a descarga 3 vezes bater na porta 3 vezes e chamar 'Maria sangrenta' 3 vezes ela aparece.
é a que eu conheço que sempre contaram nas escolas em que estudei.
Eu não acredito muito nessas histórias, mas as veses elas parecem ter sentido, e... é melhor não mexer com esse tipo de coisa!
ResponderExcluirResposta para Anônimo: Uma certa noite, às 22:00 horas, uma mulher loira, de olhos verdes, foi em um ponto de táxi para que o motorista a levasse em sua casa. O motorista rodou a cidade de Belém com a loira ...?????????
ResponderExcluirE o restante da história? Quem se habilita a continuá-la?
Eu conheço a lenda da vitória Régia:
ResponderExcluirOs pajés tupis-guaranis, contavam que, no começo do mundo, toda vez que a Lua se escondia no horizonte, parecendo descer por trás das serras, ia viver com suas virgens prediletas. Diziam ainda que se a Lua gostava de uma jovem, a transformava em estrela do Céu. Naiá, filha de um chefe e princesa da tribo, ficou impressionada com a história. Então, à noite, quando todos dormiam e a Lua andava pelo céu, Ela querendo ser transformada em estrela, subia as colinas e perseguia a Lua na esperança que esta a visse.
E assim fazia todas as noites, durante muito tempo. Mas a Lua parecia não notá-la e dava para ouvir seus soluços de tristeza ao longe. Em uma noite, a índia viu, nas águas límpidas de um lago, a figura da lua. A pobre moça, imaginando que a lua havia chegado para buscá-la, se atirou nas águas profundas do lago e nunca mais foi vista.
A lua, quis recompensar o sacrifício da bela jovem, e resolveu transformá-la em uma estrela diferente, daquelas que brilham no céu. Transformou-a então numa "Estrela das Águas", que é a planta Vitória Régia. Assim, nasceu uma planta cujas flores perfumadas e brancas só abrem à noite, e ao nascer do sol ficam rosadas.
Uma das melhores lenda que conheço é a do lobisomem. O terror que ela causou no passado até hoje me impressiona, e não tenho por que não acredirar que ele não exista, pois ate hoje não foi provado o contrário.
ResponderExcluirjoás