29 de abr. de 2010

Novas regras para o processo seletivo da Ufpa

Olá, alunos, agora quem quiser fazer o vestibular da UFPA tem que fazer primeiramente a prova do ENEM. Fiquem atentos!!! Segue abaixo o texto retirado do site da universidade:

"O Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE) da UFPA decidiu, nesta terça-feira, dia 27, adotar o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) como uma das etapas do processo seletivo da Instituição, já a partir do próximo vestibular.

A prova do ENEM é formada por 180 questões, sendo 45 de cada disciplina, contemplando quatro grandes áreas do conhecimento: Linguagens e Códigos, Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Matemática e sua Tecnologias, mais uma redação. O Exame Nacional será considerado uma primeira etapa para ingresso na Federal Paraense, apresentando ponto de corte apenas na redação, que deverá exigir pontuação mínima para a aprovação do candidato à próxima fase.


Outra decisão relativa ao processo tomada na tarde desta terça-feira é a de que a prova do ENEM e a prova local como segunda etapa a ser ofertada pela UFPA terão pesos iguais, ou seja, a ponderação para computar o resultado final levará em consideração o desempenho dos candidatos nas duas provas com importância de 50% para cada uma. Somente a prova específica da UFPA deverá estabelecer um número mínimo de acertos de questões.


A prova local será elaborada na mesma matriz do conteúdo programático do Exame Nacional, mas deverá conter questões com abordagem de aspectos regionais, contextualizando a realidade da região amazônica nas habilidades que se esperam ser do conhecimento do candidato. A decisão foi tomada pelos conselheiros com base em ampla discussão sobre a importância de o aluno ingressar no ensino superior com conhecimento global, sem, no entanto, negligenciar as especificidades do contexto regional.


A priori, a etapa a ser elaborada pela UFPA apresentará um total de 55 questões objetivas, sendo 5 referente a cada uma das 11 disciplinas que constam no currículo escolar do ensino médio. Como a etapa do ENEM já trará a prova de redação, a segunda não exigirá do candidato a elaboração de textos. Mas, diferentemente do Exame Nacional, a UFPA manterá a exigências das leituras obrigatórias e da prova de língua estrangeira, podendo o candidato optar por Inglês, Espanhol, Francês, Alemão ou Italiano.

Fonte: http://www.portal.ufpa.br/imprensa/noticia

Como fazer um projeto dar certo

Objetivos do blog

Interação e divulgação dos eventos e das atividades da comunidade escolar são nossos objetivos.