27 de mar. de 2010

Semana pedagógica 2010: não é possível saber o que fazer sem saber como fazer

No período de 29 a 31 de março, a Escola Edmundo Queiroz estará planejando suas atividades para o ano de 2010 na Semana Pedagógica, que terá como tema central o " Respeito à diversidade étnico cultural: um gol de placa". A coordenação pedagógica da escola preparou as atividades para esta semana com os seguintes itens:

Justificativa

O processo e o exercício de planejar referem-se a uma antecipação da prática de modo a prever e programar as ações e os resultados desejados, constituindo-se numa atividade necessária a tomada de decisões. Sem planejamento, a gestão corre ao sabor das circunstância, as ações são improvisadas, os resultados não são avaliados.
O ato de planejar é uma atividade permanente de reflexão e ação, por isso, neste momento, convidamos toda a comunidade escolar para que juntos, possamos projetar ações pedagógicas a partir da análise da realidade escolar, que favoreça o processo ensino-aprendizagem do aluno dentro de suas limitações e potencialidades.

Objetivo geral
Projetar ações pedagógicas da escola a partir de sua realidade para a melhoria da qualidade de ensino.

Objetivos específicos
-Esclarecer a comunidade escolar sobre a "Diversidade étnico-cultural" -Lei 10.639/03;
-Elaborar de forma integrada o plano de curso;
-Refletir sobre as ações pedagógicas a partir da realidade apresentada;
-Discutir projetos relevantes para a comunidade escolar.

Programação
Dia 29/03:
-Desempenho/2009
-Relato dos profissionais (aspectos positivos e negativos)
-Apresentação da proposta pedagógica/2010
-Palestra:"Diversidade étnico-cultural"- Lei 10.639/03 (palestrante: Prof. Júlio César - esp. em Cultura afro-brasileira)
-Logística/2010

Dia 30
-Apresentação da proposta "Novo diário de classe"
-Palestra: "Educação inclusiva" (palestrante: profa. divina - téc. Use 20)

Dia 31
-Palestra: "Planejamento e avaliação" (palestrante: Paulo roberto Silva - pedagogo-Semed/Marituba)
-Projetos educativos - professores da escola
-Plano de ensino (agrupamento por disciplinas afins)
-Informes gerais
-Encerramento.

25 de mar. de 2010

Rádio Margarida no ar!


Hoje a equipe da Rádio Margarida esteve na escola fazendo uma apresentação com objetivo de esclarecer a comunidade escolar acerca da Hanseníase. A apresentação consistiu numa pequena encenação de 20 minutos mostrando como a doença se propaga, como ela é transmitida, quais os sintomas e como deve ser tratada. Com certeza a mensagem foi assimilada e para mostrar a importância deste esclarecimento, selecionamos algumas informações que valem a pena serem conferidas:
  1. O que é:

    Doença causada por um micróbio chamado bacilo de Hansen (mycobacterium leprae), um parasita que ataca normalmente a pele e nervos periféricos, mas pode afetar outros órgãos como o fígado, os testículos e os olhos. Também conhecida como lepra, morféia, mal-de-Lázaro, mal-da-pele ou mal -do-sangue.

  2. Transmissão:

    Não é uma doença hereditária. A forma de transmissão é pelas vias aéreas: uma pessoa infectada libera bacilo no ar e cria a possibilidade de contágio. Porém, a infecção dificilmente acontece depois de um simples encontro social.

  3. Contágio:

    A maioria das pessoas é resistente ao bacilo e, portanto, não adoece. De 7 doentes, apenas um oferece risco de contaminação.De 8 pessoas que tiveram contato com o paciente com possibilidade de infecção, apenas 2 contraem a doença. Desses 2, um torna-se infectante.

  4. Ataque da doença:

    O bacilo de Hansen pode atingir vários nervos, mas contamina mais freqüentemente o dos braços e das pernas. Com o avanço da doença, os nervos ficam danificados e podem impedir o movimentos dos membros, como fechar mãos e andar.

  5. Sintomas:

    -Aparecimento de caroços ou inchados no rosto, orelhas, cotovelos e mãos;

    -Entupimento constante no nariz, com um pouco de sangue e feridas;

    -Redução ou ausência de sensibilidade ao calor, ao frio, à dor a ao tato;

    -Manchas em qualquer parte do corpo, que podem ser pálidas, esbranquiçadas ou avermelhadas;

    -Partes do corpo dormentes ou amortecidas. Em especial as regiões cobertas.

  6. Tratamento:

    A hanseníase se apresenta, basicamente, de duas formas. O tratamento depende do tipo. Se for do tipo paucibacilar (com poucos bacilos), o tratamento é mais rápido. É dada uma dose mensal de remédios durante seis meses. Além da ingestão de um comprimido diário;Se for do tipo multibacilar (com muitos bacilos), o tempo para tratamento é mais longo. São 12 doses do medicamento, uma por mês. Além de dois outros remédios diários durante os dois anos.

  7. O paciente pode ser completamente curado, desde que siga corretamente os cuidados necessários. Assim, buscar auxílio médico é a melhor forma de evitar a evolução da doença e a contaminação de outras pessoas.
Imagens da doença:

Como fazer um projeto dar certo

Objetivos do blog

Interação e divulgação dos eventos e das atividades da comunidade escolar são nossos objetivos.