25 de mar. de 2010

Rádio Margarida no ar!


Hoje a equipe da Rádio Margarida esteve na escola fazendo uma apresentação com objetivo de esclarecer a comunidade escolar acerca da Hanseníase. A apresentação consistiu numa pequena encenação de 20 minutos mostrando como a doença se propaga, como ela é transmitida, quais os sintomas e como deve ser tratada. Com certeza a mensagem foi assimilada e para mostrar a importância deste esclarecimento, selecionamos algumas informações que valem a pena serem conferidas:
  1. O que é:

    Doença causada por um micróbio chamado bacilo de Hansen (mycobacterium leprae), um parasita que ataca normalmente a pele e nervos periféricos, mas pode afetar outros órgãos como o fígado, os testículos e os olhos. Também conhecida como lepra, morféia, mal-de-Lázaro, mal-da-pele ou mal -do-sangue.

  2. Transmissão:

    Não é uma doença hereditária. A forma de transmissão é pelas vias aéreas: uma pessoa infectada libera bacilo no ar e cria a possibilidade de contágio. Porém, a infecção dificilmente acontece depois de um simples encontro social.

  3. Contágio:

    A maioria das pessoas é resistente ao bacilo e, portanto, não adoece. De 7 doentes, apenas um oferece risco de contaminação.De 8 pessoas que tiveram contato com o paciente com possibilidade de infecção, apenas 2 contraem a doença. Desses 2, um torna-se infectante.

  4. Ataque da doença:

    O bacilo de Hansen pode atingir vários nervos, mas contamina mais freqüentemente o dos braços e das pernas. Com o avanço da doença, os nervos ficam danificados e podem impedir o movimentos dos membros, como fechar mãos e andar.

  5. Sintomas:

    -Aparecimento de caroços ou inchados no rosto, orelhas, cotovelos e mãos;

    -Entupimento constante no nariz, com um pouco de sangue e feridas;

    -Redução ou ausência de sensibilidade ao calor, ao frio, à dor a ao tato;

    -Manchas em qualquer parte do corpo, que podem ser pálidas, esbranquiçadas ou avermelhadas;

    -Partes do corpo dormentes ou amortecidas. Em especial as regiões cobertas.

  6. Tratamento:

    A hanseníase se apresenta, basicamente, de duas formas. O tratamento depende do tipo. Se for do tipo paucibacilar (com poucos bacilos), o tratamento é mais rápido. É dada uma dose mensal de remédios durante seis meses. Além da ingestão de um comprimido diário;Se for do tipo multibacilar (com muitos bacilos), o tempo para tratamento é mais longo. São 12 doses do medicamento, uma por mês. Além de dois outros remédios diários durante os dois anos.

  7. O paciente pode ser completamente curado, desde que siga corretamente os cuidados necessários. Assim, buscar auxílio médico é a melhor forma de evitar a evolução da doença e a contaminação de outras pessoas.
Imagens da doença:

2 comentários:

  1. bem interessante aprendi muito!!!!!!!!!e bem engraçado!!!!!gostei!!!!!!!!
    !!!!!!!!!!I love you!!!!!!!!!!!!!

    tudu de bom!!!!!!!!!!!1

    ResponderExcluir
  2. otimo...
    que estejam trazendo a informação até os alunos de uma doença que se não for tratada nos causa sérios problemas
    se você for nas áreas mais pobres do nosso estado e grande o numero de casos
    como e ex. Paraupebas.
    enfim meus parabéns ....

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário. Obrigado!

Como fazer um projeto dar certo

Objetivos do blog

Interação e divulgação dos eventos e das atividades da comunidade escolar são nossos objetivos.