21 de nov. de 2009

Blog do Edmundo Queiroz: 1º lugar no concurso de blogs do Nte Benevides

Na categoria "escola" o Blog do Edmundo Queiroz tirou o 1º lugar no I Concurso de Blog do NTE Benevides e, na categoria "professor", o blog Trocando Ideias, criado pela professora Silene Faro para trabalhar, principalmente, a escrita e a interatividade com os alunos da escola, também levou o primeiro lugar.
O objetivo do concurso foi a valorizar e divulgar as práticas pedagógicas desenvolvidas nas escolas pelos gestores e professores, colocando docentes e discentes frente ao desafio da produção de novos conhecimentos.

Agora vamos trabalhar para enfrentar a nova a fase do concurso, pois o 1º lugar no concurso nos deu a oportunidade de participar da nova fase: a fase estadual -
“I Concurso de Blogs Educativos do Estado do Pará”.
Confira agora as três primeiras colocações do concurso:
CATEGORIA ESCOLA:
1º LUGAR: Blog da Escola Edmundo Queiroz
2º LUGAR: Blog da Escola Santa Bárbara
3º LUGAR: Blog da Escola Otávio Meira


CATEGORIA PROFESSOR:

1º LUGAR: Blog da Professora Silene Faro Trocando Ideias

2º LUGAR: Blog da professora Socorro Cunha

3º LUGAR: Blog da professora Eliene Araújo

Fonte: http://ntebenevides.blogspot.com/

19 de nov. de 2009

Dia da consciência Negra

A lei N.º 10.639, de 9 de janeiro de 2003, incluiu o dia 20 de novembro no calendário escolar, data em que comemoramos o Dia Nacional da Consciência Negra. A mesma lei também tornou obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira. Com isso, professores devem inserir em seus programas aulas sobre os seguintes temas: História da África e dos africanos, luta dos negros no Brasil, cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional.

A escolha dessa data não foi por acaso: em 20 de novembro de 1695, Zumbi - líder do Quilombo dos Palmares- foi morto em uma emboscada na Serra Dois Irmãos, em Pernambuco, após liderar uma resistência que culminou com o início da destruição do quilombo Palmares.

Então, comemorar o Dia Nacional da Consciência Negra nessa data é uma forma de homenagear e manter viva em nossa memória essa figura histórica. Não somente a imagem do líder, como também sua importância na luta pela libertação dos escravos, concretizada em 1888.

A criação desta data foi importante também, pois serve como um momento de conscientização e reflexão sobre a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura nacional. Os negros africanos colaboraram muito, durante nossa história, nos aspectos políticos, sociais, gastronômicos e religiosos de nosso país. É um dia que devemos comemorar nas escolas, nos espaços culturais e em outros locais, valorizando a cultura afro-brasileira.

A abolição da escravatura, de forma oficial, só veio em 1888. Porém, os negros sempre resistiram e lutaram contra a opressão e as injustiças advindas da escravidão.

Vale dizer também que sempre ocorreu uma valorização dos personagens históricos de cor branca. Como se a história do Brasil tivesse sido construída somente pelos europeus e seus descendentes. Imperadores, navegadores, bandeirantes, líderes militares entre outros foram sempre considerados hérois nacionais. Agora temos a valorização de um líder negro em nossa história e, esperamos, que em breve outros personagens históricos de origem africana sejam valorizados por nosso povo e por nossa história.

Hoje as estatísticas sobre os brasileiros ainda espelham desigualdades entre a população de brancos e a de pretos e pardos. Por isso, é importante conhecermos algumas informações sobre o assunto.

Zumbi dos Palmares

Censo sobre a população negra no Brasil

Escolarização da população negra no Brasil

Remuneração

E você como vê essa questão da população negra no país?

Crédito da imagem: Profa. Maria Monteiro, da Escola Municipal Sílvio Nascimento

Alguém lembra?...

É muito bom conhecer mais sobre a nossa história, pena que, geralmente, a data de hoje é esquecida, até mesmo pelas escolas. Hoje é o dia nacional da Bandeira Brasileira, 19 de novembro.
A bandeira do Brasil foi instituída a 19 de novembro de 1889, ou seja, 4 dias depois da Proclamação da República. É o resultado de uma adaptação na tradicional Bandeira do Império Brasileiro. Neste contexto, em vez do escudo Imperial português dentro do losango amarelo, foi adicionado o círculo azul com estrelas na cor branca.

Algumas curiosidades sobre a Bandeira Brasileira

1) A ideia da nova Bandeira do Brasil deve-se ao professor Raimundo Teixeira Mendes, presidente do Apostolado Positivista do Brasil. Com ele colaboraram o Dr. Miguel Lemos e o professor Manuel Pereira Reis, catedrático de astronomia da Escola Politécnica. O desenho foi executado pelo pintor Décio Vilares.

2) As quatro cores da Bandeira Nacional representam simbolicamente as famílias reais de que descende D.Pedro I, idealizador da Bandeira do Império. Com o passar do tempo esta informação foi sendo substituída por uma adaptação feita pelo povo brasileiro. Dentro deste contexto, o verde passou a representar as matas, o amarelo as riquezas do Brasil, o azul o seu céu e o branco a paz que deve reinar no Brasil.

3) Círculo interno azul corresponde a uma imagem da esfera celeste, inclinada segundo a latitude da cidade do Rio de Janeiro às 12 horas siderais (8 horas e 30 minutos) do dia 15 de novembro de 1889.

4) No círculo azul estão 27 estrelas, que retratam o céu do Rio de Janeiro, incluindo várias constelações, como, por exemplo, o Cruzeiro do Sul. As estrelas representam simbolicamente os 26 Estados e o Distrito Federal. A única estrela que fica na parte superior do círculo representa o estado do Pará, nome dela é Spica, a estrela alfa – a mais brilhante – da constelação de Virgem, a 350 anos-luz da Terra.

5) O lema "Ordem e Progresso" é atribuído ao filósofo positivista francês Augusto Comte, que tinha vários seguidores no Brasil, entre eles o professor Teixeira Mendes.

E o hino à Bandeira alguém conhece?

O texto foi extraído e adaptado do site: http://www.brasil.gov.br
Imagem: Google


Como fazer um projeto dar certo

Objetivos do blog

Interação e divulgação dos eventos e das atividades da comunidade escolar são nossos objetivos.