19 de nov. de 2009

Dia da consciência Negra

A lei N.º 10.639, de 9 de janeiro de 2003, incluiu o dia 20 de novembro no calendário escolar, data em que comemoramos o Dia Nacional da Consciência Negra. A mesma lei também tornou obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira. Com isso, professores devem inserir em seus programas aulas sobre os seguintes temas: História da África e dos africanos, luta dos negros no Brasil, cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional.

A escolha dessa data não foi por acaso: em 20 de novembro de 1695, Zumbi - líder do Quilombo dos Palmares- foi morto em uma emboscada na Serra Dois Irmãos, em Pernambuco, após liderar uma resistência que culminou com o início da destruição do quilombo Palmares.

Então, comemorar o Dia Nacional da Consciência Negra nessa data é uma forma de homenagear e manter viva em nossa memória essa figura histórica. Não somente a imagem do líder, como também sua importância na luta pela libertação dos escravos, concretizada em 1888.

A criação desta data foi importante também, pois serve como um momento de conscientização e reflexão sobre a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura nacional. Os negros africanos colaboraram muito, durante nossa história, nos aspectos políticos, sociais, gastronômicos e religiosos de nosso país. É um dia que devemos comemorar nas escolas, nos espaços culturais e em outros locais, valorizando a cultura afro-brasileira.

A abolição da escravatura, de forma oficial, só veio em 1888. Porém, os negros sempre resistiram e lutaram contra a opressão e as injustiças advindas da escravidão.

Vale dizer também que sempre ocorreu uma valorização dos personagens históricos de cor branca. Como se a história do Brasil tivesse sido construída somente pelos europeus e seus descendentes. Imperadores, navegadores, bandeirantes, líderes militares entre outros foram sempre considerados hérois nacionais. Agora temos a valorização de um líder negro em nossa história e, esperamos, que em breve outros personagens históricos de origem africana sejam valorizados por nosso povo e por nossa história.

Hoje as estatísticas sobre os brasileiros ainda espelham desigualdades entre a população de brancos e a de pretos e pardos. Por isso, é importante conhecermos algumas informações sobre o assunto.

Zumbi dos Palmares

Censo sobre a população negra no Brasil

Escolarização da população negra no Brasil

Remuneração

E você como vê essa questão da população negra no país?

Crédito da imagem: Profa. Maria Monteiro, da Escola Municipal Sílvio Nascimento

6 comentários:

  1. Sou Negro com muito orgulho!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Bem a conciencia negra e uma data muito importante que nao deve ser esquecida,mas muitas pessoas nao lenbrao e nem fazem questao de lenbra porque.hoje em dia ainda existem muito preconceito os negro ainda nao tao bem na sociedade mas os brancos tem muita mas valor na sociedade ate pra arruma um emprego e muito mas facio,vai perguntar pra uma pessoa negra,E MUITO DEFISIO.BEM EU ESPERO QUE ESSA DIFERENÇA POSA ACABA UM DIA.

    ResponderExcluir
  3. acho que os negros merecem uma homenagem,porque eles fazem parte da nossa cultura e temos que lembrar dos que sofreram com a desigualdade,mas que também lutaram pela igualdade e a liberdade do seu povo......isso é o suficiente para sabermos que eles foram vencedores..............

    EDILÉIA SILVA

    ResponderExcluir
  4. Para que possamos mudar essa visão distorcida do negro na sociedade, o primeiro passo é se assumir como tal, afinal, grande dos brasileiros é descendente de negros. Realmente, o preconceito ainda impera nos corações e mente de muita gente por aí! Não vamos deixar que isso influencie nossas atitudes e nossos pensamentos. Vamos fazer a diferença, faça como o Heder, grite bem alto SOU NEGRO COM MUITO ORGULHO!!!

    ResponderExcluir
  5. na verdade muitas pessoas ainda tem preconceito com os negros hoje em dia mais temos que deixar o preconceito de lado porque isso não leva a nada

    ResponderExcluir
  6. Na verdade muitas pessoas ainda tem preconceito com negro. As pessoas deveriam ter consciência que o negro é uma pessoa assim como os brancos muitas vezes o próprio negro tem preconceito com ele mesmo ele deveria ter orgulho te ser negro

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário. Obrigado!

Como fazer um projeto dar certo

Objetivos do blog

Interação e divulgação dos eventos e das atividades da comunidade escolar são nossos objetivos.