26 de set. de 2011

Processo Seletivo na UFPa

Atenção, alunos, já começaram as inscrições para o processo seletivo da UFPa.  As inscrições   iniciaram-se no dia 14 de setembro e  vão até o dia 04 de outubro e serão realizadas via internet no seguinte endereço: www.ceps.ufpa.br.
A taxa de inscrição custa R$ 40 e poderá ser paga até o dia 5 de outubro, via boleto bancário.
Não podemos esquecer que só poderá realizar inscrição o aluno que se inscreveu no ENEM, pois o mesmo corresponderá à 1ª fase dop Processo Seletivo.   
Como será a prova? 
A primeira fase do Processo Seletivo, que corresponde à prova do Enem, será aplicada nos dias 22 e 23 de outubro. A segunda fase será de aplicação da prova da UFPA e ocorrerá no dia 4 de dezembro, das 14h às 18h. A escolha pelo turno da tarde é para evitar a coincidência com a prova da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFPA), a qual será aplicada no mesmo dia, mas no turno da manhã, das 8h às 12h. 
A prova da UFPA constará de 55 questões de múltipla escolha, sendo cinco para cada uma das 11 disciplinas que compõem a grade curricular do ensino médio: Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira, Matemática, Física, Química, História, Geografia, Biologia, Filosofia e Sociologia, que são as mesmas matrizes de conteúdo do Enem. A redação considerada no Processo também será a da primeira fase cobrada na prova do Enem. 
Como será feita a classificação?
Os candidatos não poderão tirar nota menor que 4 (quatro) na redação do ENEM, nem zerar nenhuma área de conhecimento no Exame e, na prova elaborada pela UFPA, não podem tirar mais que 2 (dois) zeros em toda a prova. Além disso, devem ter 30% de acerto na avaliação. 
A nota obtida pelos candidatos na prova do ENEM, padronizada pelo próprio Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Aluizio Teixeira (INEP), será somada com a nota da prova da UFPA, padronizada pelo Ceps, e dividida por 2 (dois).
Cotas e reserva de vagas - Segundo a Resolução nº 3.361, de 5 de agosto de 2005, do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPA (Consepe), 50% das vagas ofertadas anualmente são reservadas a estudantes que tenham cursado todo o ensino médio em escolas da rede pública de ensino e, destas, 40% são reservadas a estudantes que, no ato da inscrição, se declaram negros ou pardos e optam por concorrer neste sistema de cotas. A condição de cotista, posteriormente, deve ser comprovada pelo estudante que optar por esta forma de concorrência.

Como fazer um projeto dar certo

Objetivos do blog

Interação e divulgação dos eventos e das atividades da comunidade escolar são nossos objetivos.