8 de out. de 2010

Gramaticando no blog: quando usar a crase?



Depois desse vídeo você ainda tem alguma dúvida em relação ao emprego do acento indicativo da crase? Se tem, agora é o momento de tirar essas dúvidas. 

7 de out. de 2010

Precisamos de paz, violência jamais!

Estou postando aqui a contribuição de Leonor Alves, uma leitora de nosso blogs escolares. Ela nos deixou a letra de uma música composta por ela sobre o tema "violência" para ser compartilhada na escola, que, aliás, tem muito a ver com o momento que estamos passando agora em nossa escola. Parabéns, Leonor, e obrigada pela bela contribuição.

Precisamos de paz, violência jamais!

Precisamos de paz,
Violência jamais,
Na escola eu preciso
Aprender.

A amar meu irmão,
Segurar sua mão,
E seguir semeando,
A união.

Eu não quero ver briga,
Pontapé ou empurrão,
Vamos todos cantar,
A canção.

Paz na escola,
Paz no coração,
Entre neste time,
Violência não.

A escola é o espaço,
Pra ensinar e aprender,
E para ter vida,
Só depende de você.

Diga não ao bullying,
Aprenda essa lição,
E leve para o mundo,
A nossa canção.

Paz na escola,
Paz no coração,
Entre neste time,
Violência não.
Leonor Alves

OBS: Quem se habilita a criar uma melodia para essa letra para ser apresentada na Feira da Cultura? Pode ser qualquer estilo, só não pode modificar a letra.

4 de out. de 2010

Esclarecimentos sobre o Prise e o Prosel

Muitos alunos têm deixado perguntas aqui no blog sobre o Processo Seletivo da Uepa: o Prise e o Prosel, por isso selecionei aqui as dúvidas mais frequentes:

  • Como ter acesso a um dos cursos de graduação da Uepa?
Não precisa ter uma determinada idade. Para ter acesso a um dos cursos de graduação da UEPA é necessário submeter-se a um de seus processos seletivos: Processo Seletivo (Prosel) e Programa de Ingresso Seriado (Prise). As vagas da UEPA são distribuídas de forma igualitária, sendo 50% para o Prosel e 50% para o Prise.
O Prosel é uma forma de acesso aos cursos de graduação da UEPA, destinado aos candidatos que tenham concluído o ensino médio ou equivalente, ou que estejam concluindo no ano de sua aplicação. Sua realização acontece em três etapas consecutivas num único ano.
Em relação ao Prise, trata-se de uma modalidade de ingresso que permite minimizar o impacto da passagem de Ensino Médio para o Ensino Superior, apoiando-se na integração dos dois níveis de ensino, já que ao término de cada ano do ensino médio o aluno realiza uma etapa da avaliação. A cada ano o Programa de Ingresso Seriado PRISE, desenvolve três Subprogramas, cada um relativo a uma série do Ensino Médio
  • Qual a diferença entre o Prise e o Prosel?
PRISE: O Prise é destinado a candidatos que concluíram ou irão concluir uma das três séries do Ensino Médio em 2011. No caso da segunda e terceira etapa é necessário que o candidato já tenha realizado a dos anos anteriores.
A cada ano o Prise desenvolve três subprogramas, cada um relativo a uma série do Ensino Médio. Portanto, todo final de ano um subprograma conclui-se com a realização da 3ª etapa e outro é implantado para a realização da primeira, ou seja, no final de cada ano (1º, 2º e 3º ano), o aluno inscrito é submetido a uma prova com os conteúdos da série que está fazendo.
A não realização de uma das etapas implicará a necessidade de nova inscrição no ano seguinte no subprograma que estiver se implantando para realização da 1ª etapa.
Os candidatos inscritos no Prise concorrem a 50% das vagas de cada curso oferecido pela instituição.
PROSEL: O Prosel é destinado somente a candidatos que concluíram ou que irão concluir a 3ª série do Ensino Médio até o período de matrícula da Uepa.
O Prosel acontece em três etapas consecutivas num único ano, e o candidato obrigatoriamente deverá realizar todas elas. O candidato que faltar a qualquer uma das etapas é automaticamente eliminado e terá que submeter-se no ano seguinte a um novo Processo Seletivo.
No Prosel, o candidato também concorre a 50% das vagas de cada curso oferecido pela instituição.

OBS:Nas duas formas de acesso aos cursos de graduação da Uepa, o candidato deverá responder a 56 questões objetivas na primeira etapa; 60 na segunda, incluindo Língua Estrangeira e a 54 questões objetivas mais uma redação na terceira e última etapa.
  • Quem pode se inscrever no PRISE?
Alunos concluintes da 1ª, 2ª ou 3ª série do Ensino Médio ou que já concluíram este nível de ensino. Em qualquer dos dois casos devem inscrever-se na 1ª etapa e realizar as duas etapas posteriores nos anos seqüentes e no mesmo Subprograma.
Alunos que cursam Ensino Médio em 4 anos sem terminalidade no 3º, inscrevendo-se quando estiverem realizando a segunda série, para iniciar na 1ª etapa do PRISE. "
  • Estou cursando o 2º ano e não fiz a 1ª etapa do Prise. Ainda posso me inscrever?
Sim. Mesmo estando cursando o 2º ano, o aluno pode fazer inscrição na 1ª etapa do Prise, no 3º ano fará 1 2ª etapa e no ano seguinte a 3ª, concluindo assim o subprograma.
  • O candidato pode inscrever-se no PRISE e no PROSEL?
Sim, entretanto, ao chegar na 3ª etapa do PRISE, ele terá que optar por uma das duas modalidades, uma vez que as provas, desta etapa, coincidem em datas com a 3ª fase do PROSEL.

OBS: Para esclarecer qualquer dúvida relacionada à inscrição ou isenção, o candidato deve procurar a Diretoria de Acesso e Avaliação (DAA) na Rua do Una, nº 156, no bairro do Telégrafo, ou pelo telefone 3244-4009. 

Como fazer um projeto dar certo

Objetivos do blog

Interação e divulgação dos eventos e das atividades da comunidade escolar são nossos objetivos.