28 de out. de 2008

Atividade de LP II - Leitura de Dom Casmurro (Machado de Assis)


Professora: Marcela Moura
Disciplina: LP-II

Joaquim Maria Machado de Assis foi um dos maiores escritores da Literatura Nacional. Os temas de suas obras sempre têm um tom irônico e crítico no que diz respeito ao comportamento do ser humano. Foi ele quem introduziu o Realismo em nossa literatura com o romance Memórias Póstumas de Brás Cubas; também foi o primeiro presidente da ABL(Academia Brasileira de Letras).
Merecidamente, 2008 foi instituído pelo Governo Federal o ano de Machado de Assis , em homenagem ao centenário de sua morte. O escritor teve uma trajetória brilhante, uma vez que era neto de escravos alforriados, mulato, filho de uma portuguesa lavadeira de roupas e de um pai pintor de paredes. Mesmo fazendo parte de uma classe desprivilegiada acerca da sociedade da época, Machado vence as barreiras impostas por uma sociedade hipócrita e preconceituosa do século XIX, pois era possuidor de um talento inato na arte de escrever, tornando-se mais tarde uma notoriedade na área da Literatura Brasileira. Vale ressaltar que também é considerado um dos escritores mais lidos no mundo inteiro.
Em homenagem a Machado de Assis, os alunos do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Edmundo Queiróz foram presenteados com a leitura da obra Dom Casmurro, considerada pelo autor Eugênio Gomes como a mais ambígua da Literatura Brasileira.
O objetivo desta leitura é a de incentivá-los à prática de ler obras literárias e ao mesmo tempo fazer uma sondagem em torno da interpretação que cada um tem sobre a suposta traição de Capitu ao marido Bentinho.

Com base na leitura realizada em sala de aula sobre a obra Dom Casmurro, de Machado de Assis. No link comentários, resolva às questões propostas:

A) Você acha que houve a suposta traição de Capitu a Bentinho? Justifique a sua resposta.


B) Faça um comentário sobre a obra Dom Casmurro. Qual foi o momento da narrativa que mais chamou a sua atenção?

Como fazer um projeto dar certo

Objetivos do blog

Interação e divulgação dos eventos e das atividades da comunidade escolar são nossos objetivos.