28 de out. de 2008

Atividade de LP II - Leitura de Dom Casmurro (Machado de Assis)


Professora: Marcela Moura
Disciplina: LP-II

Joaquim Maria Machado de Assis foi um dos maiores escritores da Literatura Nacional. Os temas de suas obras sempre têm um tom irônico e crítico no que diz respeito ao comportamento do ser humano. Foi ele quem introduziu o Realismo em nossa literatura com o romance Memórias Póstumas de Brás Cubas; também foi o primeiro presidente da ABL(Academia Brasileira de Letras).
Merecidamente, 2008 foi instituído pelo Governo Federal o ano de Machado de Assis , em homenagem ao centenário de sua morte. O escritor teve uma trajetória brilhante, uma vez que era neto de escravos alforriados, mulato, filho de uma portuguesa lavadeira de roupas e de um pai pintor de paredes. Mesmo fazendo parte de uma classe desprivilegiada acerca da sociedade da época, Machado vence as barreiras impostas por uma sociedade hipócrita e preconceituosa do século XIX, pois era possuidor de um talento inato na arte de escrever, tornando-se mais tarde uma notoriedade na área da Literatura Brasileira. Vale ressaltar que também é considerado um dos escritores mais lidos no mundo inteiro.
Em homenagem a Machado de Assis, os alunos do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Edmundo Queiróz foram presenteados com a leitura da obra Dom Casmurro, considerada pelo autor Eugênio Gomes como a mais ambígua da Literatura Brasileira.
O objetivo desta leitura é a de incentivá-los à prática de ler obras literárias e ao mesmo tempo fazer uma sondagem em torno da interpretação que cada um tem sobre a suposta traição de Capitu ao marido Bentinho.

Com base na leitura realizada em sala de aula sobre a obra Dom Casmurro, de Machado de Assis. No link comentários, resolva às questões propostas:

A) Você acha que houve a suposta traição de Capitu a Bentinho? Justifique a sua resposta.


B) Faça um comentário sobre a obra Dom Casmurro. Qual foi o momento da narrativa que mais chamou a sua atenção?

86 comentários:

  1. A)Bom acho que houve sim pois o filho que ela teve era a cara de outro homem por mais que ela tentasse convence-o do contrario a maior prova foi essa do seu ato foi o propio filho que teve.

    B)o momento que mais me chamou a minha atenção foi o fato de um possível romance quase ñ acontece pelo uma promessa sem pé e nem cabeça que sua mamãe fez.

    Aluna:Edcarla lima da silva

    ResponderExcluir
  2. a) Eu acho que houve traição sim,porque se não tivesse acontecido uma traição,o filho de Bentinho não tinha nascido e crescido com as aparências genéticas de seu amigo Escobar,se ele fosse parecido com ele somente,nos gestos ou alguma mania eu até diria que foi por causa da convivência,mas como ele cresceu e ficou igual a ele,com certeza houve traição.
    b)A obra de Dom Casmurro é uma obra narrativa muito boa de se ler,com muito romance,e o dialogo do escritor com quem lê.no momento em que o amigo Escobar morre,é a Capitu sofre escondida a partir dai Bentinho começa a desconfiar dela.

    ResponderExcluir
  3. A) SIM,porque não existe reencarnação,e Ezequiel é a cara do Escobar.
    B) a parte que me chamou atenção foi a que a Capitu escreveu no muro"BENTO CAPITOLINA".
    "Capitu tinha os olhos no chão.Ergueu-os,e ficamos a olhar um para o outro;e na verdade não falamos nada,o muro falou por nós".
    esta foi a parte mais emocionante para mim!

    ResponderExcluir
  4. A)Bom na minha opinião houve essa suposta traição.se o filho do bentinho é a cara do amigo e o seu custume de imitar as pessoas é igual do amigo então pode crer a Capitu teve um caso com o Escobar.Coitado do Bentinho, professora ele levou chifre.

    B) O momento que me chamou mas atenção foi quando a Sasha deu em cima do Bentinho.

    Aluna:Aldene tamara osorio de silva.

    ResponderExcluir
  5. A) A interpretação feita foi que houve traição,porque o filho de Capitu nasceu como todas características do melhor amigo de Bentinho.É impossível a pessoa nascer
    com todas as característica de uma pessoa sem ter relação de algum genes.

    B) A parte da narrativa que chamou mais atenção foi quando Capitu não sabia que Bentinho estava prometido a vida religiosa pela sua mãe.

    ResponderExcluir
  6. A)Com base na leitura de Dom Casmurro,no meu ponto de vista Capitu não traiu Bentinho.Ela o amava de verdade,o amor dela não tinha limites para com ele,o Escobar era tão amigo de Bentinho e conhecia ele há tanto tempo,que o tão desejado Ezequiel, segundo Bentinho nasceu com a cara de Escobar.


    B)É uma obra literária muito legal,pois quando comecei a lê-la não queria mais parar,pena que teve que chegar ao fim mas lerei ela quantas vezes forem necessárias. Sem contar que Machado de Assis tem um papel importantíssimo na literatura Brasileira. Nada mais justo homenageá-lo em seu centenário de morte.

    O momento em que mais me chamou a atenção foi quando ela falou para Bentinho que por mais que ele viesse a casar com outra, ela não casaria com ninguém.

    Lígia Lorena

    ResponderExcluir
  7. a) Houve traição de Capitu a Bentinho,como o filho deles ficou a cara;o jeito;brincalhão como Escobar.



    b) A parte que mais chamou minha atenção foi quando Capitu fez uns riscos no muro ,pois isso demostra o romantismo.



    aluna: Andressa Viviane

    ResponderExcluir
  8. A) Na minha opinião não houve traição por que percebe-se que na trajetória da história que Capitu amava de verdade o Bentinho,ela disse a ele que se o seminarista não parasse com os ciúmes dele ela iria acabar tudo ali mesmo.Então eu passei a acreditar e muito nela a partir do momento da promessa. Penso que ela também não iria jogar fora um amor de muitos anos com o melhor amigo de Bentinho ,Escobar.


    B)O momento que me chamou mais a atenção era as atitudes decisivas de Capitu ela amava o Bentinho mas quando ele vinha com aquela crise de ciúme ela só falava uma coisa a ele e se resolvia ali mesmo.

    ResponderExcluir
  9. A) Não, porque Capitu amava realmente o Bentinho, ele tinha muito ciúmes dela, e por muitas vezes o ciúme deixa o homem cego!

    B) A obra de DOM CASMURRO,na verdade,deixa o leitor analisar a sua própria concepção, a parte que eu achei mas interessante foi que Bentinho queria matar-se,quando Ezequiel entrou,abraçou os joelhos dele, e esticou na ponta do pé,para dá-lhe um beijo de costume,mas não conseguiu porque olhou para Ezequiel!



    Aluno:JEAN MONTEIRO N°19 202 TARDE.

    ResponderExcluir
  10. A)Pelo que eu entendi não houve traição de Capitu a Bentinho,porque ela o amava muito.

    B)O momento que me chamou mais atenção foi quando Bentinho tentou dar veneno para Capitu e Ezequiel.

    Aline Karolina 202

    ResponderExcluir
  11. A)NÃO ,PORQUE QUANDO UMA PESSOA AMA NÃO AMA SÓ COM O CORAÇÃO AMA-SE COM A ALMA E ACIMA DE TUDO COMPARTILHA OS BONS E MAUS MOMENTOS DA VIDA, MAS SEI QUE NEM TUDO É UM
    MAR DE ROSAS, MAS E SÓ FAZER UM ESFORÇO QUE TUDO DÁ CERTO PARA UMA VIDA DE GRANDES REALIZAÇÕES.

    B) É MARAVILHOSO E INSPIRADORA PARA QUEM ESTÁ AMANDO
    "FICAMOS POR UM MOMENTO NOS OLHANDO FIXAMENTE ABROXOU OS LABIOS E DESCI O MEUS. GRANDE FOI A SENSAÇAO DO BEIJO CAPITU ERGUE-SE, RAPÍDA, EU RECUEI ATÉ A PAREDE COM UMA ESPÉCIE DE VERTIGEM SEM
    FALA OS OLHOS ESCUROS.QUANDO ELES ME CLAREARAM VI QUE CAPITU TINHA OS SEU NO CHÃO, NÃO ME ATREVI A DIZER NADA: AINDA QUE QUISESSE FALTAVA ME A LÍNGUA".
    CHARLIANY

    ResponderExcluir
  12. a) Na verdade, no meu ponto de vista, Capitu não traiu Bentinho apenas ele era um tremendo de um ciumento que não enxergava a verdade. Tudo que Capitu fazia
    ele punha maldade,em um simples olhar para outro homem,pois já era motivo para se sentir traído, a ponto de querer matá-la sem pensar nas consequências que isso poderia trazer para sua vida.

    b) Foi no momento em que o Bentinho tentou matar seu próprio filho pensando que era filho de seu melhor amigo,o falecido Escobar.

    aluno: Pablo luan

    ResponderExcluir
  13. NA MINHA OPINIÃO ACHO QUE NÃO HOUVE TRAIÇÃO, CAPITU O AMAVA MUITO E NÃO TINHA PORQUE TRAI-LO. SO NÃO ENTENDI PORQUE O FILHO DELES NASCEU A CARA DO ESCOBAR.

    COMENTÁRIO; A FRASE QUE MAIS ME CHAMOU ATENÇÃO FOI,NEM OS MORTOS ESCAPAM DE SEUS CIÚMES.
    GOSTEI MUITO DA HISTÓRIA DE CAPITU E BENTINHO, ERA PRA TER UM FINAL FELIZ SE NAO FOSSE O CIUME DE BENTO SÃO TIAGO. ELE ACHAVA QUE CAPITU TINHA O TRAÍDO,E QUE SEU FILHO ERA A CARA DE ESCOBAR SERA QUE ERA MESMO OU SEU CIUME FEZ COM QUE ELE VISSE COISAS?
    THAIANA CAROLINA

    ResponderExcluir
  14. a)Na minha opinião Capitu não traiu Bentinho,o amor que ela sentia por ele, e ele sentia por ela era tão verdadeiro, tão puro, uma paixão de infância tão inocente que não cabia traição.

    b)A obra Dom Casmurro é com certeza aquela em que o leitor tem prazer em ler. Joaquim Maria Machado de Assis foi sem dúvida um escritor incrível. A obra Dom Casmurro confirma este fato, ele interage com o leitor de forma brilhante.

    O momento que mais me chamou atenção, foi o juramento no poço, em que Capitu disse:" ainda que você case com outra, cumprirei meu juramento não casando nunca".

    ResponderExcluir
  15. A)Com certeza teve traição, porque é impossivel uma pessoa nascer com as características de uma outra sem haver qualquer laço familiar.



    B)Foi na hora que Bentinho falou para Capitu : -dizem que não estamos em idade de casar, que somos duas crianças, dois ou três anos passam de pressa.Você
    jura que há de casar comigo?


    aluno= Pedro Wilson

    ResponderExcluir
  16. A) EU ACHO QUE NÃO HOUVE TRAIÇÃO, POIS QUANDO NÓS AMAMOS, VEMOS COISAS QUE NEM EXISTEM E TAMBÉM A HISTÓRIA DO CIÚME DEU PRA PERCEBER QUE O BENTINHO SENTIA MUITO CIÚME DE CAPITU.

    B)EU NUNCA TINHA PARADO PARA LER AS OBRAS DE MACHADO DE ASSIS, MAS ADOREI DOM CASMURRO.A PARTE EM QUE MAiS ME CHAMOU ATENÇÃO FOI A QUE BENTINHO QUERIA ENVENENAR-SE, MAS EZEQUIEL O SURPREENDEU O ABRAÇANDO E DANDO-LHE UM BEIJO COMO DE COSTUME.
    GISLANE B. RAMOS N°16 TURMA 202

    ResponderExcluir
  17. A) Não, porque Capitu amava realmente o Bentinho,ele tinha muito ciúme dela,e por muitas vezes,o ciúme deixava-o cego.

    B) A obra de Dom Casmurro,na verdade,deixa o leitor analisar a sua própria concepção.A parte que eu achei mais interessante foi à que Bentinho queria matar-se,quando Ezequiel entrou,abraçou e o beijou como de costume,logo ápos desistiu de sua idéia.

    Aluno:Jean Monteiro N°19 M2TR02

    ResponderExcluir
  18. A)Na minha opinião não teve traição, pois Capitu amava Bentinho e já com Escobar era só amizade e também ela sofreu tanto quando ele estava longe e mais cada frase linda cada momento único dos dois acho que ela não jogaria isso fora.Por isso não teve traição e tem tantas pessoas que são iguais e nem se conhecem.

    B)O momento da narrativa que chamou mas minha atenção foi a frase:"Eu amava Capitu! Capitu amava-me!".

    aluna:Brena Atayna n°:09
    turma:202

    ResponderExcluir
  19. A)Eu acho que houve a suposta traição de Capitu,porque seu filho era muito parecido com Escobar.

    B)É uma leitura interessante pois o autor relata os fatos que acontecem na vida real, como por exemplo as supostas traições.
    A parte que mais me chamou atenção foi no momento em que ele tinha medo de falar para sua mãe que a sua vocação não era ser padre.

    ass:André junior

    ResponderExcluir
  20. a)Não houve traição, capitu não podia olhar para ninguém que o marido achava que ela estava o traindo.
    b)comentário: O romance de capitu e Bentinho era muito bonito, pena que o rapaz tinha muito ciúme de Capitu.
    A parte que mais chamou minha atenção foi quando o pai tentou matar o seu filho.
    Lady Natalia

    ResponderExcluir
  21. Acho que Capitu traiu Bentinho sim,pois como pode Ezequiel parecer com Escobar? A obra Dom Casmurro é muito boa,o momento que mais gostei foi quando Capitu escrevia para Bentinho da Europa mesmo ele tendo a deixado lá.

    Ynngly Soares

    ResponderExcluir
  22. A)Na minha opinião teve traição,porque o filho de Bentinho era muito parecido com seu amigo Escobar.

    B)A obra de Dom Casmurro relata fatos que acontecem na vida do autor.
    O que me chamou atenção foi quando Bentinho falou que Capitu tinha olhos de ressaca.

    ass:Elenilson vital

    ResponderExcluir
  23. A)Bem não houve traição porque Capitu e Escobar eram muitos amigos de Bentinho.Bentinho tinha muito ciúme de Capitu porque ele havia passado um tempo no seminário e ai a cabeça dele começou a imaginar a"suposta traição".

    B)Capitu tinha os olhos no chão. Ergue-os,e ficamos a olhar um para o outro; e na verdade não falamos nada,o muro falou por nós.Não soltamos as mãos e nem elas se deixaram, de cansada sou esquecidas, e os olhos continuavam a dizer coisas infinitas. As palavras é que nem tentavam sair da boca,voltavam ao coração,caladas como vinham.

    Essa foi a parte da obra que mais chamou a minha atenção porque esse foi um meio de Capitu demonstrar o verdadeiro amor por Bentinho.

    DENISE 202

    ResponderExcluir
  24. A)Com base em minha leitura e no que eu entendi,eu acho que houve traição.
    Nada explica a semelhança de Ezequiel ao defunto Escobar.Por outro lado poderia ser paranóia de Bentinho, mas não, os fatos me levam a crer que houve traição,e não só as semelhanças de Ezequiel,mas também o fato de Capitu não ter se defendido da acusação e como diz o ditado:"quem cala consente"

    B) A parte que mais chamou minha atenção
    foi o desfecho da obra.
    Quando depois de tanta luta para ficarem
    juntos,finalmente puderam casar-se e quando parecia que a história teria final feliz,SURPRESA,final pra lá de triste...
    Esse desfecho foi totalmente inesperado
    ou como diria José Dias: INESPERADÍSSIMO.


    Hévilla Fabiana
    301

    ResponderExcluir
  25. a)Eu durante estar lendo a narrativa de Dom Casmurro achei que não houve traição entre Capitu e Bentinho, porque Capitu e Escobar eram apenas amigos,já que Bentinho era muito ciumento ele tinha medo de perde-la .Capitu vivia pra sua família isso era um motivo de não trai-lo.


    b)O momento da narrativa que me chamou atenção foi quando Bentinho viajou com Capitu para Europa.Capitu ficou morando na Europa e Bentinho veio morar no Rio de Janeiro porque ele queria esquecer Capitu,ela sentia falta de Bentinho, sempre mandava cartas dando notícias mas ele não acreditava nas cartas que ela mandava depois de um ano Capitu faleceu.

    Marlem jesus 301

    ResponderExcluir
  26. A)Eu acho que houve traição por parte de Capitu, todas as evidências apontavam que ela o havia traído,como:na noite em que Bentinho foi ao teatro sozinho porque Capitu estava doente, ele voltou mais cedo e encontrou Escobar ao pé do corredor...,também no dia do velório de Escobar que Capitu chorou bastante até mais que Bentinho, e porque Ezequiel se parecia tanto com Escobar, é muito raro se parecer tanto com alguém quando se não tem nenhum grau de parentesco.

    B)Eu achei essa obra muito interessante, é muito legal essa ambiguidade presente
    nela,essa dúvida que fica na cabeça dos leitores se houve traição ou não,cada um fala do seu ponto de vista.
    A parte que mais me chamou atenção foi no final quando ele fala que houve muitas amigas para lhe consolar, mas nenhuma fez ele esquecer a primeira amada, pois nenhuma tinha olhos de ressaca,obliqua dissimulada.

    MÁRCIA GISELE DE ANDRADE OLIVEIRA
    TURMA:301

    ResponderExcluir
  27. A) Não porque Capitu o amava muito. Por isso não tinha coragem de traí-lo.
    Bem que ele merecia por duvidar de sua fidelidade.

    B) O que me chamou atenção foi a inveja de capitu ao ver Escobar e Sancha com sua filinha pois ate então ela ainda não tinha sido mamãe mais logo ela foi compensada com um filho.

    Antonio Roberto N. Rodrigues 301

    ResponderExcluir
  28. a) Não,porque Capitu amava Bentinho e esperou por ele o tempo necessário para viver com o amado esse amor,essa suposta traição era invenção da cabeça de Bentinho que era louco por Capitu porém ele era muito inseguro e via coisas onde não tinha como até duvidar de seu filho que ele tanto desejou ter com Capitu ele era tão ciumento que não percebeu o amor enorme que Capitu sentia por ele,que o amou até o último dia de sua vida.


    b)A parte que me chamou atenção foi a seguinte.
    "Alisei-lhe os cabelos com todo o cuidado,dividindo-os em duas porções iguais para compor as tranças.Não as fiz logo,nem depressa,mais devagar, devagarinho, saboreando aqueles fios grossos que eram parte de Capitu.Juntei a ponta das tranças com um triste pedaço de chita enxovalhada,uni-as por um laço,retocando a obra."
    Esta foi a parte da obra que me chamou atenção porque mostra o amor de Bentinho pela Capitu e quando estava com ela não tinha pressa em fazer as coisas e sentiam que o tempo parava para eles dois era o momento mágico entre Bento e Capitu.

    nome:Herileia Nascimento Lira

    turma:301

    ResponderExcluir
  29. A)Não,pois Bentinho era inseguro e essa suposta traição nada mais era que paranóia. Pois a semelhança entre Escobar e Ezequiel era por que ele, como disse Capitu, gostava de imitar a todos e então explica-se a semelhança entre eles. Capitu não o traiu, apesar de Bentinho merecer um belo par de chifres.Na verdade ele com certeza tinha vontade de trair ou até traiu, porque sua atração por Sancha lhe pertubou a ponto de fazê-lo pensar que Capitu o traiu.

    B) O momento que roubou minha atenção foi quando Bentinho levou Capitu para fora do Brasil e ao voltar provou que ele era um falso e dissimulado e não Capitu como todos diziam.

    Deyse Kethelyn
    301

    ResponderExcluir
  30. a) Bom, eu acho que Capitu nao traiu Bentinho, mas como Bentinho nao mais acreditava nela mandou-a para longe. Mas Capitu tão inocente não sabia o que se passava pela cabeça de Bentiho porque essa viagem tão repentina e porque Bentiho voltou para casa e deixou ela mal. Capitu não sabia que na cabeça de Bentinho passava que ela tinha traido ele. Mas pobre de Bentiho, ela o amava. Era pra ser um casal muito feliz, que pena que o ciume nao deixou que a felicidade fosse completa.

    b)Gostei, desde quando eram jovens eles já se sentião atraidos um pelo outro, até que um dia eles finalmente acabaram junto e o amo foi repleto.porque tinham muito amor pra dá. .
    aluna: tatiane nazaré turma:301

    ResponderExcluir
  31. )Não,pois Bentinho era inseguro e essa suposta traição nada mais era que paranóia. Pois a semelhança entre Escobar e Ezequiel era por que ele, como disse Capitu, gostava de imitar a todos e então explica-se a semelhança entre eles. Capitu não o traiu, apesar de Bentinho merecer um belo par de chifres.Na verdade ele com certeza tinha vontade de trair ou até traiu, porque sua atração por Sancha lhe pertubou a ponto de fazê-lo pensar que Capitu o traiu.

    B) O momento que roubou minha atenção foi quando Bentinho levou Capitu para fora do Brasil e ao voltar provou que ele era um falso e dissimulado e não Capitu como todos diziam.

    Deyse Kethelyn
    301

    ResponderExcluir
  32. a) NÃO,Capitu amava Bentinho e ele também a amava; as vezes a distancia acontece para que possamos aprender o que é amor verdadeiro. Capitu e Bentinho eram muito crianças para começarem a namorar.

    b) "Fui mais rápido e,antes que ela raspasse o muro,li estes dois nomes,traçados com o prego;
    BENTO
    CAPITOLINA."

    Esta parte me chamou atenção porque mostra que Capitu amava Bentinho e queria demonstrar esse amor para quem fosse até mesmo deixar gravado o nome de sua paixão no muro.

    Nome:Amanda Pâmela Da T. Souza
    Turma:301

    ResponderExcluir
  33. 1)Não,Capitu não traiu Bentinho.Era ele quem tinha uma imaginação muito fértil.Seus pensamentos levaram até duvidas de uma suposta traição.

    2)A obra é muito legal pois tem duplo sentido e fica aquela dúvida no ar se a Capitu traiu ou não, eu nunca tinha lido nada assim e a parte da obra que me chamou mais atenção, é quando Bentinho pensa em colocar a bebida envenenada na boca de Ezequiel e despejá-la goela abaixo.E logo depois se arrepende e começa a beijar loucamente a cabeça de Ezequiel.

    MARÍLIA MONTEIRO
    TURMA:301

    ResponderExcluir
  34. A) Eu acho que Capitu não traiu Betinho,
    ele tinha muito Ciúme dela,e imaginava que ela o tinha traído.
    Infelizmente a vida fez que a semelhança fosse muita entre Ezequiel e Escobar...


    B)Eu achei muito maravilhosa essa obra que me contagiou muito.
    Que ele tentou matar Ezequiel, mas alguma coisa fez ele não dar a xícara que estava com veneno.

    aluna;samara corrêa
    turma;301






























































    0,

    ResponderExcluir
  35. A) Acho que ela não traiu Bentinho,porque ela verdadeiramente o amava.

    B) A parte que me chamou atenção foi sobre a grande sensação do beijo,em que Bentinho se apresenta para pentear os cabelos de Capitu,então por um momento Capitu e Bentinho fixam-se os olhos e beijam-se.capitu ergue-se logo,porém Bentinho fica sem reação, porque o beijo de Capitu fechava-lhe os lábios e,então se orgulha de sentir-se realmente um Homem.

    Nome:mikahelen costa
    turma:301

    ResponderExcluir
  36. a)Sim, por que o menino não tinha nenhuma características de Bentinho,nem fisícas, nem psicológicas, mas ele já tinha tudo haver com Escobar(amigo de Bentinho) desde de o jeito até a aparência.

    b)O momento da narrativa que mais me chamou a atenção, foi quando Bentinho foi a casa de Capitu e viu ela riscando o muro e ele curioso tentou avista o que estava escrito e quando ele ia ver, ela tentou apaga,mas ele viu tudo e estava escrito BENTO CAPITOLINA.
    Eles se olharam-se e ficaram calados, uma palavra que o narrador-personagem fala "o muro, falou por nós" foi a coisa mas linda, nesse momento o amor estava rolando só no olhar deles.

    Aluna: Juliane Maria da Silva Barbosa
    Turma: M3TR01

    ResponderExcluir
  37. A)Durante a narrativa,ele apresenta provas e , em seguida, contraprovas do adultério. Ora, ele influencia o leitor a culpar Capitu e, no momento seguinte, inocentá-la.
    Eu analisando as tais provas e contraprovas cheguei a seguinte conclusão, de que não teve a existência do adultério. Caro leitor, eu sou a favor de Capitu, pois Bentinho era amigo de Escobar e Capitu amiga de Sancha, existia uma amizade tão bonita entre os casais que seria impossível existir uma traição. Na verdade o problema estava em Bentinho que era ciumento, medroso e inseguro, a pobre Capitu não podia olhar
    para nenhum homem.



    b)A narrativa em si, e muito boa mas o que me chamou atenção foi,o ciúme que Bentinho tinha por Capitu,eu acho que ela merecia um homem melhor,uma mulher bonita,inteligente,esperta não sei como ser apaixonou por um homem feito Bentinho.

    Taise 301

    ResponderExcluir
  38. Sim, por que ele era muito medroso, ou seja, inseguro. Capitu viu que não era a pessoa ideal para ela, pois era dissimulada, madura para sua idade,não tinha medo de tomar suas desições e por em prática. Outro motivo foi a ida de Bentinho para o seminário, fez com que ficassem longe um do outro, pois Capitu o amava, mas não poderia ficar esperando. Era bem capais de voltar do seminário sendo Padre, pois tinha medo de falar para sua mãe que não queria ser Padre.

    b) O momento que mas me chamou a atenção foi quando Bentinho encontrou Capitu riscando no muro com um prego:BENTO E CAPITOLINA. Ficaram olhando um para o outro sem falar nada,deixaram o muro falar por eles.

    Aluna: Tatiane da Cruz Silva
    Turma:M3TR01

    ResponderExcluir
  39. A) NA MINHA OPINIÃO ACHO QUE NÃO HOUVE TRAIÇÃO, CAPITU O AMAVA MUITO E NÃO TINHA PORQUE TRAI-LO.BENTINHO TINHA MUITO CIÚMES DE CAPITU COM ESCOBAR O SEU MELHOR AMIGO.ELE ACHAVA EM ALGUM MOMENTO QUE ELA IA TRAIĹO COM ESCOBAR,A RELAÇÃO DELES ERA MUITO MAIS DO QUE AMIGOS,MAIS ISSO NÃO O LEVAVA PORQUE TRAIR.

    B) A PARTE MAIS IMPORTANTE DA OBRA DE DON CASMURRO,FOI A DÚVIDA SE OUVE OU NÃO TRAIÇÃO!SE CAPITU TRAIO OU NÃO BENTINHO,ISO DEIXOU UMA GRANDE INTERESSE
    AOS LEITORES.
    UMA GRANDE OBRA DE DON CASMURRO,UMA OBRA NARRATIVA E BOA DE SE LER.

    ResponderExcluir
  40. a)Não,porque ela prometeu esperá-lo o tempo que fosse preciso, porque ela o amava e sabia que era correspondida.

    b) A parte que me chamou mais atenção foi quando ele voltou do seminário e a viu mais linda que antes.

    Nome:Elinete Maria
    Turma:301

    ResponderExcluir
  41. A) Na minha opinião não houve traição,pois Capitu amava Bentinho e ela não teria coragem de trai-lo.

    B) A leitura é bastante interessante, e a parte que mais me chamou atenção foi quando ele disse: "A alma é cheia de mistérios".

    Clara Geane

    Turma: 203

    ResponderExcluir
  42. A) Na minha opinião não houve traição por parte de Capitu, pois a própria obra relata que Capitu amava seu marido e que a idéia de traição era só coisa da imaginação de Bentinho.

    B) A obra Dom Casmurro é um livro muito interessante que fala de um amor de infância que depois de concretizado, há uma suposta traição o que mostra para o leitor, a ambiguidade.
    A parte que me chamou mais atenção foi quando Bentinho obcecado com a idéia da traição quis matar seu filho com veneno que que pusera no café.

    Mayara lorena
    t: 203

    ResponderExcluir
  43. A) O meu entendimento sobre a obra
    Dom Casmurro é que não houve traição por parte de capitu. Ele sim era muito ciumento e por isso, ele acreditava que sua esposa havia o traído.




    B) Esta obra Dom Casmurro é interessante porque ela tem duplo entendimento.Ela não é uma historia com um único final.
    O momento que mais me chamou a atenção foi quando o Bentinho disse que o Ezequiel não era seu filho e sua mãe Capitu escutou e perguntou o que foi que ele havia dito.

    Ellen Bahia

    ResponderExcluir
  44. Não houve traição, pois capitu não parecia uma mulher que se prestasse a tal ato, infelizmente o ciúme às vezes nos faz ver coisa onde não existe, o fato de Ezequiel parecer com Escobar era mais por serem melhores amigos e viverem juntos e pela vontade que os dois tinham de ter um filho igual ao que Escobar tinha com sua esposa Sancha, que por sinal, parecia também com a Capitu. A mente doentia de Bentinho fez com que ele acabasse com um amor que há muito não se via.


    Dom Casmurro é uma obra que muito chama a atenção pela maneira que se passa a história e que nos faz acreditar estar em uma história real.
    A parte que me chamou a atenção foi o fato que Bentinho, pelo ciúme que tinha de Capitu ao achar que ela havia o traído, pensou em matar seu próprio filho, e isso para mim é como se na realidade ele tivesse cometido tal ato.

    Maria de Fátima
    turma: 203 n°: 25

    ResponderExcluir
  45. A) Na minha opinião houve traição, porque o filho de Capitu era muito parecido com o Escobar, e não tem como uma criança ter características tão parecidas com outra pessoa além de seu pai e sua mãe.

    B) O momento em que me chamou mais atenção
    foi quando aconteceu o primeiro beijo."até que ela abrochou os lábios,eu desci os meus,e..grande foi a sensação do beijo..."

    Ingrid Caroline 203

    ResponderExcluir
  46. A)Acho que sim, porque o filho de Bentinho nasceu a cara do seu amigo Escobar, a criança tinha as mesmas características e havia uma pessoa que dizia que o filho de Bentinho era a cara de Escobar.

    B)O que mais me chamou atenção foi a promessa de Capitu e Bentinho que iriam
    se casar um com outro independente do que pudesse acontecer com ambos. acontecer.


    Isaías Miranda (turma 203)

    ResponderExcluir
  47. A) Eu acho que sim,pois o filho de Capitu
    era a cara de Escobar, o melhor amigo de Bentinho e conhecido de Capitu. Ele também tinha as mesmas características de Escobar.


    B) Interessante.O que me chamou mais a atenção foi a ambigüidade da obra.


    Ricardo oliveira

    turma: 203

    ResponderExcluir
  48. A)Sim,Porque o filho de Capitu tem aparência de Escobar,e dizia que o seminarista era o melhor amigo dele.

    B)O que me chamou atenção foi quando José Dias confessou ao patriarca da família Santiago que não era médico.

    Turma= 203
    N°09
    Aluno= Edilson dos Santos P.Junior

    ResponderExcluir
  49. A) acredito que Capitu não tenha traido Bentinho já que o amava e teria prometido á ele, mesmo antes de casarem, que ela não casaria com ninguém até que ele voltasse,tendo feito essa promessa, não seria tão burra de jogar fora tanta história de amor.Acontece que o ciúme não deixou o Bentinho ver a realidade.

    B) Essa obra é super interessante, assim como as outras dele.Mas a parte que me parou, foi o momento em que ele começou a desconfiar da Capitu, se ele a amava tanto porque não acreditou? quem ama confia,pelo menos naquela época, e ele nesse momento não pareceu amar tanto como dizia, ou será que era apenas amor de criança?

    Érica de Cássia
    Turma: 203 Nº:12

    ResponderExcluir
  50. A) Na minha opinião não houve traição, por que Capitu amava muito Bentinho, e apesar das desconfianças dele ela parecia ser uma mulher fiel ao ciumento.

    B) Foi quando Bentinho disse a Capitu que ela tinha um olhar de ressaca.

    ResponderExcluir
  51. A) Não. Porque Capitu amava Bentinho e ela era fíel, até poderia ter traido pelo fato de Bentinho ser muito ciumento ou dela ter vontade de ter um filho e que esse filho nunca chegara,mas Capitu seria incapaz pela sua seriedade de amor e de compromisso que fez com Bentinho,que deixou a sua vocação de ser padre para casar-se com Capitu.

    B)Não gostei muito, pois Capitu morre no final e Ezequiel também, Já Bentinho acaba sozinho e se senti traido por capitu.

    Aluna: Maria Larissa de Aviz
    Turma:203

    ResponderExcluir
  52. A) Para mim não teve traição, Porque Capitu amava Bentinho.


    B) Eu achei interessante. A parte que me chamou mais atenção é quando Bentinho desconfia que Ezequiel parecia muito com o seu amigo Escobar.

    Dabrisden Silva

    turma 203

    ResponderExcluir
  53. A) Não, porque o simples fato de Ezequiel parecer-se com Escobar não significa que ele seja filho dele,até porque existem pessoas que parecem com outras, e não tem nenhum parentesco.
    Além do mais, eu acho que se capitu tivesse algum interesse em Escobar, ela não tinha o porque de aguentar o ciume doentil de Bentinho.Mas pelo fato de ela amar Bentinho,Capitu aguentou, o ciúme e a falta de confiança, esses são um dos motivos pelo qual eu acho que não ocorreu traição.

    B) Foi o momento, em que Bentinho estava pensando em envenenar Ezequiel.mas o fato da inocência da criança ser tanta,Bentinho arrependeu-se no último momento,isso nos mostra que o que estava corroendo Bentinho era o ciúme e não o ódio por Ezequiel.

    Taiane Rodrigues Turma:203

    ResponderExcluir
  54. A) Eu acho que sim,houve a suposta traição, por causa da fisionomia de Ezequiel, ele parecia muito com Escobar e isso deixava Bentinho a crer que captu o traiu.

    B]Foi o final sobre a suposta traiçaõ de Capitu em que o autor deixou para o leitor dar a sua opinião.

    ResponderExcluir
  55. Na minha opinião passeado na leitura feita do livro Dom Casmurro, houve sim traição por parte da Capitu,há provas concretas,Ezequiel era a imagem e semelhança de Escobar.Mas por parte do Bentinho houve também uma certa vontade pela mulher do seu melhor amigo.
    Iranildo
    T:203

    ResponderExcluir
  56. A) Na minha opinião houve sim uma suposta traição, pois quando Bentinho foi ao teatro sozinho e Capitu tinha ficado em sua casa mas ela não esperava que Bentinho voltasse mais cedo do teatro e encontrasse Escobar na casa do casal, e o filho de Capitu parecia muito com Escobar, suposto amante de Capitu.

    B) Dom Casmurro é um livro muito interessante com um duplo sentido. A parte da narrativa que chamou mais atenção foi quando Capitu não sabia que Bentinho estava prometido a vida religiosa pela sua mãe.


    Paulo César 203.

    ResponderExcluir
  57. a)Eu acho que não houve traição porque Capitu amava muito Bentino; só houve essa desconfinça por causa que Bentino tinha uma amizade com Escobar e com a convivência o filho de Bentino com capitu tinha semelhança de Escobar.

    B)livro Dom casmurro me chamou muito atenção porque eu nunca gostei de ler obras literárias, mas essa me interessou muito. A parte que eu gostei foi quando Bentino se casa com Capitu.

    ResponderExcluir
  58. a)Acredito que Capitu seja inocente,pois acho que tudo não passa de um exagero da cabeça de Bentinho

    b)Um enredo instigante que nos faz pressupor no final.Ficamos presos na narrativa sem querer parar de ler.O momento da narrativa que mais chamou minha atenção foi o capítulo 136 (a xícara de cafè),quando Bentinho tenta se suicidar.

    Gisele Cristina
    T:201

    ResponderExcluir
  59. A)Eu acho que houve traição por parte de Capitu, pois muitas evidências apontaram que ela o traio,como:na noite em que Bentinho foi ao teatro sozinho porque Capitu estava doente, ele voltou mais cedo e encontrou Escobar ao pé do corredor...,também no dia do velório de Escobar, Capitu chorou bastante até mais que Bentinho, e porque Ezequiel se parecia tanto com Escobar? É muito raro se parecer tanto com alguém quando se não tem nenhum grau de parentesco,em evidência a estes fatos concordo plenamente que Capitu traio sim o Bentinho!!!

    B)Eu achei essa obra muito interessante, é muito legal essa ambiguidade presente
    nela,essa dúvida que fica na cabeça dos leitores se houve traição ou não,cada um fala do seu ponto de vista.
    A parte que mais me chamou atenção foi no final quando ele fala que houve muitas amigas para lhe consolar, mas nenhuma fez ele esquecer a primeira amada, pois nenhuma tinha olhos de ressaca,oblíqua e dissimulada.


    Alan gomes

    Turma:201

    ResponderExcluir
  60. a) No meu entender sobre o livro, eu acho que não houve traição. porque os dois mostraram-se tão apaixonados que não tinha por que uma traição de ambas as partes.

    b) Me chamou muita atenção a parte da narrativa, a promessa que a mãe de Bentinho fez. isto é é uma coisa que ainda acontece hoje em dia, se ela fez a promessa, ela que a cumprisse e não ele.

    Breno Ribeiro
    T:201

    ResponderExcluir
  61. A)-Não,porque apesar de Capitu ser uma menina bem esperta,ela amava muito Bentinho e ela não seria capaz de trair ele com o próprio amigo,apesar de tudo com o tempo em que Bentinho e Capitu ficaram juntos fez com que eles se apegasse muito, nem mesmo poderia acontecer ao contrá,
    rio,Bentinho trair Capitu.

    B)-A parte mas importante em que me chamou atenção foi a que a Mãe de Bentinho resolveu abrir mão da promessa que fez, porque ela viu que não poderia interferir na vida de seu filho , fazendo o pagar por uma promessa que ela mesma fez.

    Robson
    T: 201

    ResponderExcluir
  62. a) Na minha opinião não houve a traição, não é porque o filho do casal parecia com o amigo de Bentinho que Capitu o enganou de fato, mesmo porque na narrativa não dá para tirar uma conclusão exata de que essa traição tenha acontecido de verdade, só existem as dúvidas.

    b) Como a obra é ambigua não dá para chegar em uma conclusão exata do objetivo dessa narrativa, e a parte que mais chamou minha atenção foi que o amor dos dois começou quando eles ainda eram bem jovens e que suportou a distância e mesmo assim não acabou.

    Nome: Fernanda dos Santos
    TURMA: 201
    Marituba- 05 de Novembro de 2008.

    ResponderExcluir
  63. A)Não, porque em um certo momento Capitu
    disse que se Bentinho desconfiasse dela de novo, então, ela o deixaria e foi o que ela fez.

    B)Achei a obra interessante,despertou em mim o interesse pela leitura e parte que me chamou atenção foi a que ele diz para a mulher de Escobar não ler a obra.

    ResponderExcluir
  64. (A)Eu acho que não houve traição entre Capitu e Bentinho, porque existem tantas pessoas iguas por aí que nem se conhecem, mas são tão idênticas umas com as outras que parecem irmãos.

    (B)Quando a mãe do Bentinho desiste de fazer a promesa que ela fez para o filho dela ser padre.
    Josias de Sousa Miranda
    Turma:201 Série:2Ano

    ResponderExcluir
  65. A)Na minha opinião ela não o traiu, porque ela jurou amor a ele e também não se julga as pessoas pela aparência, então o filho dela não era parecido com o pai mas tinha o sangue dele e o amor também.


    B) Para os apaixonados de plantão e um ótimo livro. A parte que mais me chamou atenção foi quando a mãe de Bentinho fez uma promessa oferecendo-o para o seminário sem saber o que ele realmente queria e ele acabou se apaixonando por capitu

    Nome: Aline Carla
    Turma:201

    ResponderExcluir
  66. A) Na minha opinião a Capitu não traiu o Bentinho, pois se fosse para trai-lo, ela não teria esperado ele sair do séminário nem teria feito uma promessa de que ia esperar por ele.

    B) A parte que eu mais gostei do livro foi quando ele saiu do seminário e casou com a Capitu.

    Nome: Paula Renata
    Turma: 201

    ResponderExcluir
  67. A) Na minha opinião a capitu não traiu BENTINHO,pois ela o amava demais para fazer isso com ele.
    Eles eram igual a qualquer casal, tinham brigas,intrigas, discussões,tudo que um casal normal faz no começo de um relacionamento.e ela prometeu que iria esperar por ele o tempo que fosse necessário.



    B) Esta obra é uma obra muito interessante, pois fica um mistério no ar,um gostinho de querer ler mais outros livros,e desperta um grande interesse nos alunos para o ato de ler.

    O momento que me chamou mais atenção foi o parágrafo que a mãe de bentinho, D.GLÓRIA fez a promessa que se ela tivesse um filho iria entregá-lo para o seminário.

    MICHELLE SILVA
    T:201

    ResponderExcluir
  68. A)Eu acho que houve a suposta traição de Capitu,porque seu filho era muito parecido com Escobar.


    B)Eu achei essa obra literária muito rica em elementos linguísticos.

    Raul da silva gomes
    Turma:201

    ResponderExcluir
  69. a)Segundo o texto,eu acho que Capitu não traiu Bentinho,pois o amor que ela demonstrava por ele era puro até chegou a jurar "Que nunca casaria com outro homem" foi o que disse a ele,antes de ir para o seminário.Apesar da grande aparência que tinha Ezequiel com Escobar não prova que ela o traiu.

    b)O livro em si é muito interessante,mas o trecho 34(Sou homem!)gostei muito.
    Emilene Balga
    T:201

    ResponderExcluir
  70. a)Acredito que não,porque Capitu não aparentava ser uma pessoa capaz de trai-lo

    b)A obra de Dom Casmurro possui uma leitura fácil,em comparação a outras obras da mesma época.A parte que mais me chamou a atenção foi quando Bentinho se sentiu atraído pela esposa de Escobar.
    Eliane Félix
    Turma:201

    ResponderExcluir
  71. a) Houve traição de Capitu a Bentinho,como o filho deles ficou a cara;o jeito;brincalhão como Escobar?. Sendo assim, penso que houve traição.


    B)Eu achei essa obra muito interessante é muito legal.


    Anicely
    T: 201

    ResponderExcluir
  72. a)Não,pois não houve nenhuma evidência de traição por parte de Capitu com Escobar. Bentinho imaginava que tinha sido traído por seu grande amor.

    b)O trecho que mais me interessou foi a parte em que Bentinho sonhou que o próprio imperador o salvaria do seminário para viver seu grande amor com Capitu

    Ariany de Paula
    Turma:201

    ResponderExcluir
  73. A) Na minha opnião capitu traiu o Bentinho
    porque o filho dela era parecido com Escobar. Ela tinha uma amizade muito forte pelo amigo do marido.

    B) A parte que me chamou mais atenção foi quando ela escreveu capitolina e Bento no muro com o prego."

    ResponderExcluir
  74. (@) Na minha visão ela não o traiu porque,ela
    tinha um amor sincero a Bentinho.
    (b) A parte mais interessante que eu achei
    foi o tempo que Capitu esperou Bentinho a sair do seminário, isso é amor
    verdadeiro.


    nome:Josivan Gomes
    t:201
    turma:2001 tarde

    ResponderExcluir
  75. A) Sim, na minha opinião Capitu o traiu, porque as características de seu filho eram muito parecidas com as de Escobar.

    B)A parte que mais me chamou atenção foi quando Capitu estava escrevendo no muro, seu nome e o de Bento: BENTO E CAPITOLINA. Porque mostra como eram inocentes e verdadeiros. Ficaram trocando olhares e não disseram uma só palavra o muro falava por eles.

    ResponderExcluir
  76. A]Na minha opinião ela não o traiu, porque o amor deles era verdadeiro e puro. Ele que era inseguro.


    b]A parte mais interessante foi quando se beijaram pela primeira vez.

    ResponderExcluir
  77. (A)Não, Porque ela disse que o amava, e não é porque o Bentinho achava que o filho deles era parecido com o outro que quer dizer que a Capitu tenha o traído.

    (B) A parte que me interessou foi quando a mãe de Bentinho fez a promessa de entregar o filho para o seminário sem saber se ele iria gostar da idéia.

    ResponderExcluir
  78. Não.Pois Capitu mostrava-se leal ao seu marido Bentinho.Me chamou muito a atenção o trecho da obra em que fazem um juramento e Capitu diz:"Ainda que você case com outra, cumprirei meu juramento, não casado nunca".tudo que Capitu mais queria era casar-se com seu querido Bentinho,e quando seu sonho se concretizou ,Capitu não jogaria tudo para o alto traindo-o,na minha opinião o fato de seu filho Ezequiel ter nascido parecido com Escobar não justifica que houve realmente traição. b) O que mais me chamou atenção na obra foi:a ousadia de Capitu, nos trechos em que diz:"Se eu fosse rica,você se metia num navio e fugia para a Europa"."Se você tivesse de escolher entre mim e sua mãe,a quem é que escolheria".aos 14 anos.e pra época Capitu tinha idéias atrevidas.

    Raquel Meireles
    T:202

    ResponderExcluir
  79. a)Houve traição de Capitu a Bentinho,como o filho deles ficou a cara;o jeito;brincalhão como Escobar?
    b)A obra de Dom Casmurro é uma narrativa muito boa de se ler,com muito romance,e o diálogo do escritor com quem a ler, a torna mais interessante. O momento que mais chamou minha atenção foi quando: Escobar morreu e Capitu sofreu escondida. Apartir daí, Bentinho começa a desconfiar dela.

    Edson Rubens
    turma:302

    ResponderExcluir
  80. A) EU ACHO QUE SIM, PORQUE SEU FILHO EZEQUIEL NÂO PARECIA NADA COM BENTINHO, E SIM COM ESCOBAR.

    B) A PARTE QUE MAIS ME CHAMOU ATENÇÃO FOI QUANDO QUANDO CAPITU DECIDIU ESPERAR BENTINHO PARA QUE UM DIA ELES PUDESSEM SE CASAR E SEREM FELIZES JUNTOS.

    LUIS FERNANDO TURMA;302

    ResponderExcluir
  81. A)Bem, penso que não houve traição, porque Capitu e Escobar eram muito amigos de Bentinho, e Bentinho tinha muito ciúme de Capitu.

    B) -"Capitu tinha os olhos no chão. Ergue-os,e ficamos a olhar um para o outro; e na verdade não falamos nada,o muro falou por nós.Não soltamos as mãos e nem elas se deixaram, de cansadas ou esquecidas, e os olhos continuavam a dizer coisas infinitas. As palavras é que nem tentavam sair da boca,voltavam ao coração,caladas como vinham".

    Esta foi a parte da obra que mais chamou a minha atenção, porque foi um meio de Capitu demonstrar o verdadeiro amor por Bentinho.

    bruno da silva farias
    turma: 302

    ResponderExcluir
  82. a) Sim, porque com base no que li, tudo indica que sim pelos acontecimentos que houve.Ezequiel tinha as mesmas características de Escobar,agia as vezes igualmente a Escobar, e é muita coincidência isso,por isso, acho meio que impossível não ter acontecido uma traição.


    b) A parte que me chamou mais atenção foi no final que depois das desconfianças no relacionamento e de tudo o que aconteceu entre eles, por tudo que passaram para ficar juntos e o que viveram,Capitu e Bentinho acabaram separados,e não foi um final que se esperava, foi um final triste, mas com acontecimentos que marcaram.


    Juli Brasil
    302

    ResponderExcluir
  83. A) Eu acho que Capitu não traiu Bentinho,ele tinha muito Ciúme dela e imaginava que ela o tinha traído.
    Infelizmente a vida fez que a semelhança fosse muita entre Ezequiel e Escobar...


    B)Eu achei muito maravilhosa essa obra que me contagiou muito.
    Que ele tentou matar Ezequiel, mas alguma coisa fez ele não dar a xícara que estava com veneno.

    Adriana
    turma:302

    ResponderExcluir
  84. Não.Pois em momento algum a obra nos relata essa suposta traição.
    Ler essa obra foi muito bom para mim,ela nos faz sentir como se fôssemos os próprios personagens,o momento que mais me chamou a atenção foi o fato de como Ezequiel se parecia com Escobar.

    RUTE ANE

    ResponderExcluir
  85. a)Sim, porqueo filho da Capitu era muito idêntico a Escobar.
    b)A parte que me chamou mais atenção foi o fato de o amor deles nascer desde criança.

    Nayara 302

    ResponderExcluir
  86. É, realmente, Machado de Assis, com a sua ambigüidade, com a sua ambivalência, com o seu poder de insinuar e sugerir, foi um bruxo na arte de armar disfarçadamente tabuleiros e propor jogos. No caso de Capitu, é um verdadeiro enigma, pois tudo leva a crer que Capitu traiu Bentinho, mas quem nos garante isso? O ciúme de Bento é tão poderoso, tem uma força de persuasão tão grande... Um demônio dentro de nós acaba por perguntar: e se ele contou a verdade? E se ele foi sincero? Quem garante que Capitu e Escobar não adulteraram? É essa dúvida no ar que nos encanta e nos prende tanto à leitura do começo ao fim e, ainda fica um gostinho de quero mais....ah, já terminou. Só Machado de Assis consegue fazer isso com tanta facilidade!
    Beijos, meninos! Professora Marcela, parabéns pelo lindo trabalho.

    Profª Silene Faro

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário. Obrigado!

Como fazer um projeto dar certo

Objetivos do blog

Interação e divulgação dos eventos e das atividades da comunidade escolar são nossos objetivos.