
Acredito que foi um trabalho bastante motivador para os alunos que participaram. Nos momentos de aula vaga e intervalo procuravam sempre estar aqui na sala de informática digitando suas matérias e pesquisando.
Leia abaixo o projeto na íntegra:
Leia abaixo o projeto na íntegra:
1- Apresentação
Tornar o aluno um bom produtor e leitor de textos é uma das principais funções da escola. Com esse intuito, este projeto foi desenvolvido na perspectiva interdisciplinar e teve o Jornal Escolar e o blog como estratégia didática para estabelecer a mediação dialética entre os diferentes saberes específicos que o embasaram.
2 – Professora responsável: Silene Faro
3 – Público-alvo: alunos do 3º e do 2º ano do ensino médio e comunidade escolar
4–Duração: ano letivo de 2009, sendo que o jornal terá a periodicidade bimestral
5-Disciplina envolvida: Língua Portuguesa
6- Justificativa
O jornal é um importante meio de comunicação. É através dele que tomamos conhecimento de fatos importantes que acontecem no lugar onde moramos, no nosso Estado, no país e no mundo, sendo também, um excelente instrumento para o desenvolvimento e a prática da maioria dos conteúdos contidos nas áreas do conhecimento transmitidos através da educação formal, motivando a autonomia e a criatividade dos alunos no que diz respeito á leitura e à produção textual.
7- Objetivo:
-Geral:
-Elaborar um saber interdisciplinar por intermédio da produção do Jornal escolar;
-Produzir um Jornal Escolar com as turmas de 3º e 2º ano do ensino, a fim de que o aluno possa:· . Manifestar o seu saber elaborado;
· Sentir-se motivado a escrever;
· Tornar-se bom produtor de textos;
·Liberar sua palavra, valorizando sua própria autonomia.
-Específicos:
-Envolver a comunidade escolar veiculando as informações e acontecimentos mais importantes ocorridos tanto na escola quanto na comunidade em geral;
-Valorizar a interdisciplinaridade;
-Contribuir para a compreensão da função sociabilizadora do jornal;
-Fomentar o desenvolvimento da competência de comunicação nos diferentes níveis;
-Estimular a adopção de atitudes críticas responsáveis face aos problemas da sociedade em que vivemos;
-Otimizar a sociabilização e o trabalho em equipe;
-Utilizar novas tecnologias de informação;
-Promover hábitos de pesquisa (na Internet e não só) para um maior enriquecimento cultural;
-Motivar a colaboração de toda a comunidade escolar e meio envolvente.
8 – Metodologia:
-No primeiro semestre as turmas do 3º ano ficarão responsáveis pela elaboração do jornal da escola, sendo que a 301 ficará responsável pelo jornal impresso e pelo jornal mural e a 302 ficará responsável pelo jornal on-line;
-No segundo semestre, as turmas do 2º ano ficarão responsáveis pelo jornal;
-As turmas ficarão responsáveis pela divulgação do jornal;
-Inicialmente, o jornal terá uma periodicidade bimestral
-Os alunos formarão equipes de trabalho de acordo com a seção do jornal que queiram trabalhar;
-Os alunos serão orientados, em todas as etapas da elaboração do jornal, pela coordenadora da sala de informática;
-Os alunos coletarão suas pesquisas na comunidade escolar e local, através de entrevistas, reportagens, enquetes, pesquisas na Internet, etc. Redigirão seus textos e enviarão para o email da coordenadora para revisão, só depois disso serão reenviados para os autores para formatação e publicação,
-Depois de formatado, o jornal será impresso e distribuído na comunidade escolar e será feito, também, o jornal mural;
-Os conteúdos do jornal impresso serão publicados on-line no blog do jornal.
9- Suporte de publicação: impresso e on-line
10- Recursos:
Ø Computadores, Internet, programa de editor de texto e de desenho, impressora, papel Chamex, papel madeira, piloto, caneta hidrocor, câmera fotográfica digital, pen drive, fita gomada
11. Avaliação: processual
Acesse o jornal no link: http://jornaldojeq.blogspot.com/
Leia e comente as matérias dos alunos.
2 – Professora responsável: Silene Faro
3 – Público-alvo: alunos do 3º e do 2º ano do ensino médio e comunidade escolar
4–Duração: ano letivo de 2009, sendo que o jornal terá a periodicidade bimestral
5-Disciplina envolvida: Língua Portuguesa
6- Justificativa
O jornal é um importante meio de comunicação. É através dele que tomamos conhecimento de fatos importantes que acontecem no lugar onde moramos, no nosso Estado, no país e no mundo, sendo também, um excelente instrumento para o desenvolvimento e a prática da maioria dos conteúdos contidos nas áreas do conhecimento transmitidos através da educação formal, motivando a autonomia e a criatividade dos alunos no que diz respeito á leitura e à produção textual.
7- Objetivo:
-Geral:
-Elaborar um saber interdisciplinar por intermédio da produção do Jornal escolar;
-Produzir um Jornal Escolar com as turmas de 3º e 2º ano do ensino, a fim de que o aluno possa:· . Manifestar o seu saber elaborado;
· Sentir-se motivado a escrever;
· Tornar-se bom produtor de textos;
·Liberar sua palavra, valorizando sua própria autonomia.
-Específicos:
-Envolver a comunidade escolar veiculando as informações e acontecimentos mais importantes ocorridos tanto na escola quanto na comunidade em geral;
-Valorizar a interdisciplinaridade;
-Contribuir para a compreensão da função sociabilizadora do jornal;
-Fomentar o desenvolvimento da competência de comunicação nos diferentes níveis;
-Estimular a adopção de atitudes críticas responsáveis face aos problemas da sociedade em que vivemos;
-Otimizar a sociabilização e o trabalho em equipe;
-Utilizar novas tecnologias de informação;
-Promover hábitos de pesquisa (na Internet e não só) para um maior enriquecimento cultural;
-Motivar a colaboração de toda a comunidade escolar e meio envolvente.
8 – Metodologia:
-No primeiro semestre as turmas do 3º ano ficarão responsáveis pela elaboração do jornal da escola, sendo que a 301 ficará responsável pelo jornal impresso e pelo jornal mural e a 302 ficará responsável pelo jornal on-line;
-No segundo semestre, as turmas do 2º ano ficarão responsáveis pelo jornal;
-As turmas ficarão responsáveis pela divulgação do jornal;
-Inicialmente, o jornal terá uma periodicidade bimestral
-Os alunos formarão equipes de trabalho de acordo com a seção do jornal que queiram trabalhar;
-Os alunos serão orientados, em todas as etapas da elaboração do jornal, pela coordenadora da sala de informática;
-Os alunos coletarão suas pesquisas na comunidade escolar e local, através de entrevistas, reportagens, enquetes, pesquisas na Internet, etc. Redigirão seus textos e enviarão para o email da coordenadora para revisão, só depois disso serão reenviados para os autores para formatação e publicação,
-Depois de formatado, o jornal será impresso e distribuído na comunidade escolar e será feito, também, o jornal mural;
-Os conteúdos do jornal impresso serão publicados on-line no blog do jornal.
9- Suporte de publicação: impresso e on-line
10- Recursos:
Ø Computadores, Internet, programa de editor de texto e de desenho, impressora, papel Chamex, papel madeira, piloto, caneta hidrocor, câmera fotográfica digital, pen drive, fita gomada
11. Avaliação: processual
Acesse o jornal no link: http://jornaldojeq.blogspot.com/
Leia e comente as matérias dos alunos.