13 de nov. de 2009

Cidadania e Paz: o Edmundo corre atrás

A XII Feira Cultural da Escola Edmundo Queiroz ocorrida nos dias 05 e 06 de novembro mostrou os talentos e a capacidade de criação dos alunos. O tema geral da feira abriu um leque de opções para as turmas trabalharem os subtemas escolhidos, como por exemplo: gravidez na adolescência, as influências na formação da cultura paraense, educando pela diversidade afrobrasileira, prestação de serviços: uma prática cidadã, inclusão de deficiente visual e intelectual, lei Maria da Penha, diga não às drogas, conscîentização ambiental na escola, etc.
A feira cultural valeu de 0 a 3,0pts para a 3ª avaliação e os professores cidadãos das turmas ficaram responsáveis de orientar e de avaliar os alunos durante o desenvolvimento e a apresentação dos trabalhos para a comunidade escolar. Vale a pena conferir e deixar seu comentário sobre os trabalhos.

Teatro: O velho da horta

Alunos do 1° ano - manhã (Joyce), 1º ano – tarde (Priscila), 2º ano (Wilson e Fábio) e 3º ano (Sidiane e Ivaldo) deram um show encenando a peça O velho da horta, obra de Gil Vicente, adaptada e reescrita numa linguagem mais moderna, pela aluna Sidiane Viana, da turma 301. Eles se apresentaram nos dias 5 e 6 para a comunidade escolar e, como não podia deixar de ser, receberam os aplausos merecidos, ficando um gostinho de quero mais no ar. Valeu todo o empenho nos ensaios! Parabéns!!!
Eis uma pequena amostra da encenação:


Hip Hop fala contra o racismo e a desigualdade social

Hip-Hop na feira cultural
Muitas das manifestações culturais brasileiras estão identificadas com a população negra. O samba, caboclinho, maracatu, movimento Mangue Beat, capoeira e muitas outras são lembradas como parte da grande contribuição dos negros para a cultura nacional. Dentro dessa diversidade, o movimento Hip Hop tem ganhado cada vez mais destaque no Brasil e atraído muitos jovens, especialmente aqueles que moram nas periferias.
Não é nada fácil entender o Hip Hop, que é um movimento cultural iniciado na década de 1970, na periferia nova iorquina, veio para o Brasil no final da década de 1980, via indústria fonográfica. É um movimento com várias tendências internas, mas que pauta-se pela denúncia da exclusão social, da violência sofrida pelas classes menos favorecidas e pela discussão de questões relativas à história e à identidade dos negros.
É uma espécie de cultura das ruas, um movimento de reivindicação de espaço e voz das periferias, traduzido nas letras questionadoras e agressivas, no ritmo forte e intenso e nas imagens grafitadas pelos muros das cidades.
Pensando neste tema, alunos da escola convidadram um grupo de jovens da cidade (Marituba) para mostrar sua arte durante a feira cultural da escola.
 

12 de nov. de 2009

XII Feira cultura do Edmundo Queiroz - parte I

Alunos e professores fazem da feira cultural da escola um grande evento. É ver para conferir, mas não deixe de deixar um comentário!

10 de nov. de 2009

Cidadania e paz: o Edmundo corre atrás - parte II

Mais fotos da Feira cultural. Os alunos mostraram toda a sua competência e habilidade nas atividades desenvolvidas.

Festa do servidor na escola

Mês de outubro já passou, mas não custa nada registrar aqui a festa em homenagem aos servidores públicos. Sabemos que não há muita coisa que comemorar, pois há muita insatisfação dos servidores no que diz respeito a muitas coisas, como por exemplo, a falta de segurança, melhor ambiente de trabalho, melhores salários, etc. Entretanto, estamos fazendo a nossa parte na espera de que as autoridades sensibilizem-se e um dia possam também fazer a deles.

Como fazer um projeto dar certo

Objetivos do blog

Interação e divulgação dos eventos e das atividades da comunidade escolar são nossos objetivos.