13 de nov. de 2009

Hip Hop fala contra o racismo e a desigualdade social

Hip-Hop na feira cultural
Muitas das manifestações culturais brasileiras estão identificadas com a população negra. O samba, caboclinho, maracatu, movimento Mangue Beat, capoeira e muitas outras são lembradas como parte da grande contribuição dos negros para a cultura nacional. Dentro dessa diversidade, o movimento Hip Hop tem ganhado cada vez mais destaque no Brasil e atraído muitos jovens, especialmente aqueles que moram nas periferias.
Não é nada fácil entender o Hip Hop, que é um movimento cultural iniciado na década de 1970, na periferia nova iorquina, veio para o Brasil no final da década de 1980, via indústria fonográfica. É um movimento com várias tendências internas, mas que pauta-se pela denúncia da exclusão social, da violência sofrida pelas classes menos favorecidas e pela discussão de questões relativas à história e à identidade dos negros.
É uma espécie de cultura das ruas, um movimento de reivindicação de espaço e voz das periferias, traduzido nas letras questionadoras e agressivas, no ritmo forte e intenso e nas imagens grafitadas pelos muros das cidades.
Pensando neste tema, alunos da escola convidadram um grupo de jovens da cidade (Marituba) para mostrar sua arte durante a feira cultural da escola.
 

8 comentários:

  1. kra,esse pesooal são mt bons!
    adoreeeiiii!!
    nota pra eles!

    ResponderExcluir
  2. O Hip Hop é um estilo de dança que ajuda os jovens a ocupar suas mentes p/ ñ se perderem na vida do crime e ajuda jovens se recuperarem por isso é bastante interessante.

    HELDER 301

    ResponderExcluir
  3. O HIP HOP é uma dança que é usado por muitos projetos que atuam em áreas carentes ajudando jovens que vivem em meio a muitos estimulos que os influenciam para a marginalidade.
    o HIP HOP influênciam a mudarem de vida e seguirem um caminho melhor e a pensarem em uma profissão.

    PABLO 301

    ResponderExcluir
  4. Eu gosto do estilo de dança Hip Hop + a apresentação deles eu infelizmente perdi + isto era muito importante para a cultura afro brasileira

    Aluno: cleberson Pereira
    Turma: 201

    ResponderExcluir
  5. PARA MIM O HIP HOP PODE SER UMA FORMA DE AJUDAR JOVENS CARENTES,PARA QUE ELES DEIXEM AS RUAS E ASSIM SE DEDICAR A DANÇA QUE É MUITO MELHOR DO QUE FICAR SEM FAZER NADA NAS RUAS OU FAZER COISAS QUE NÃO DEVEM!!!!!!!!!!!!!!!!!!!1

    ResponderExcluir
  6. Evila diz:

    O rip hop é uma forma de entretenimento não só na questão da cultura, mas também
    pode retirar os jovens das ruas... trazendo com sigo uma manifestação de jovens e adolescentes inclusive crianças que poderiam esta no tráfico ou roubando e encontraram no rip-rop, diversão, dança...Isso é uma maneira de chamar a atenção da sociedade, já que a nossa "sociedade se preocupa tanto com os jovens " .Se isso fosse verdade os estudantes teriam direito a ensino superior gratuito, com direito de expor suas ideias, sem ser discriminado pela nossa sociedade...
    O rip-rop surgi para demostrar que todos são iguais independentemente de classes sociais, raça etncas entre outros...
    O movimento rip-rop retrata bastante o tema de cidadania, igualdade,direito sociais, a questão da dignidade do homem,no hip-rop você encontra seus valores...
    Évila, 201

    ResponderExcluir
  7. Hip hop da aos jovens uma sensação de liberdade na arte da dançã.E é uma forma de expressar suas emoções.


    Aluna:Josyane de Fátima
    Turma:104

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário. Obrigado!

Como fazer um projeto dar certo

Objetivos do blog

Interação e divulgação dos eventos e das atividades da comunidade escolar são nossos objetivos.