17 de nov. de 2010

Negro não é cor: negro é raça

Dia 20 de novembro comemoramos o dia nacional da consciência negra. Dia para se parar, pensar e refletir sobre a questão da negritude no Brasil. 
Garimpamos da Revista Raça Brasil, a entrevista de cinco jovens que deram sua opinião sobre o fenômeno da negritude estar ou não associado à cor da pele. 
Leia o que esses jovens pensam sobre este assunto:
Vanessa - Cor da pele não interfere na sua raça. Tenho a pele clara, mas meus bisavós maternos e paternos são negros, por isso falo que sou negra...
Há quatro anos me assumi como negra, por minhas características, cabelo crespo, nariz que não é tão fino, por gostar da cultura negra, por freqüentar lugares black onde 99% são negros. No programa do Netinho [Domingo da Gente], no concurso da mais bela negra, vi uma das meninas, de pele clara, com cabelo crespo. Até comentei com a minha mãe: "então, eu sou negra, eu posso me posicionar como negra". Ela disse para parar, porque eu era branca.

Jarbas - O Brasil é miscigenado. O problema no Brasil é que, politicamente, ser negro é ser inferior, basta ver o depoimento do Ronaldinho [afirmou que não era negro]. Uma criança negra que está sofrendo este primeiro tipo de preconceito também vai querer fazer de tudo para não se sentir negra, porque o ídolo dela não se sente negro. É frustrante, principalmente porque vem de quem poderia dar o exemplo...

Denise - A questão da negritude não está só na cor da pele, está muito mais enraizada nos nossos genes. Muitas pessoas não têm consciência disso. Elas acham que é só a cor da pele que define o ser negro. Somos uns miscegenados. Não tem como negar, nossas raízes, nossa genética, não tem como negar...
Quando me aceitei como negra, fiquei mais feliz. Passei a aceitar meu cabelo. Usava cabelo preso ou curto, porque achava horroroso. Agora comecei a usá-lo solto, tomei consciência de que tenho lábios grossos, quadris largos. Acho que foi com a idade. Antes, eu me achava feia. Tentava me esconder. Passei anos lutando contra isso.
...Quando eu falo que sou negra, dizem que não sou. Às vezes, os próprios negros não se chamam de negros. Passam na rua e dizem: "e aí morena". Que é isso?! Eu não sou morena, sou negra. Nunca ouvi alguém dizer: "nossa, que negra linda que você é!" É um absurdo.

Evânio - A questão da negritude é a de assumir-se negro, identificar-se negro, sentir-se negro. É mais reconhecer-se, independentemente da cor da pele. Por que eu posso me assumir negro, embora não seja preto. Sou de uma família numerosa. Sou o mais negro. Tenho cabelos crespos, olhos puxados. O negro nem era considerado gente. Um dia nos deram a liberdade, deixaram-nos na rua e não nos deram escolas nem oportunidade.

Emerson - Muitos acham que, ser negro ou não, funciona de acordo com a cor da pele. A miscigenação é importante. Mas, como o Evânio falou, a condição de ser ou não ser negro é muito individual. A gente tem que se identificar com a cor, tem que se identificar com o que é ser negro, que é algo que vai muito além da cor da pele. É uma questão de coragem e de opinião. Ser negro envolve cultura, antepassados, envolve atitude, coragem, o ato de se autodeclarar negro.
 ...na sala em que estudo, somos só dois negros entre 80 alunos. Me vejo capaz. Não me escondo por ser negro, nem tenho medo de errar. Dou a cara para bater. Ele [seu pai]sempre ensinou que a gente tinha que batalhar.

E você qual sua opinião sobre este tema? Você se assume como negro? Dê seu depoimento.
Crédito da imagem: Profa. Maria Monteiro, da Escola Municipal Sílvio Nascimento

13 de nov. de 2010

Provas e Gabaritos do Enem

Inicialmente, o MEC estimou que 10% dos 3,3 milhões de alunos que se submeteram às provas no último fim de semana não teriam conseguido trocar os cadernos com problemas. No entanto, os dados levantados até agora mostram que o número é menor. Até o momento, menos de 200 ocorrências foram identificadas, em seis estados: Minas Gerais, Distrito Federal, Pernambuco, Sergipe, Paraná e Santa Catarina.
O levantamento desses estudantes que terão direito a refazer as provas de ciências da natureza e humanas, aplicadas no último sábado (6), está sendo feito a partir das atas das 128 mil salas de prova. Esse documento é utilizado pelos fiscais para relatar qualquer problema que tenha ocorrido durante a aplicação. Só vai poder refazer a prova aqueles participantes que tinham o caderno com erro, relataram o defeito ao fiscal e não puderam trocar o material.
Como ainda não está definido o total de estudantes que participarão da reaplicação do Enem, a data não está marcada a data da prova. Contudo, o MEC trabalha com a possibilidade de realizá-la no dia 4 de dezembro. Como apenas os cadernos do sábado apresentaram o defeito, só será necessário um dia para aplicar o exame aos prejudicados.

Correção de acordo com cabeçalho do cartão já pode ser solicitada
Os participantes do Enem 2010 que desejarem optar pela correção de acordo com o cabeçalho do cartão-resposta das provas aplicadas no sábado, dia 6/11, já podem acessar o requerimento em http://sistemasenem2.inep.gov.br/correcaoprova/. Para isso, será necessário informar o CPF e a senha, cadastrados no ato de inscrição. Uma vez confirmado o requerimento de correção, não será possível cancelar ou refazer a solicitação. O sistema estará disponível até às 23h59 do dia 19/11, e todos os pedidos serão atendidos.
Ao digitar os dados requeridos, serão mostrados na tela do computador o nome completo do candidato, o CPF e o número de inscrição, com a mensagem “solicito que meu cartão-resposta seja corrigido considerando a marcação dos itens de 01 a 45 como questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e a marcação dos itens 46 a 90 como questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias”.
Atenção! Resultados da prova serão divulgados até 15 de janeiro de 2011.

Mais informações acesse o site do INEP

Acesse o requerimento para correção invertida AQUI


Veja as provas e os  gabarito das provas do Enem AQUI

Imagem: Google

12 de nov. de 2010

Parabéns aos gestores das escola

Hoje, 12 de novembro, é o dia do diretor escolar, geralmente, um dia esquecido, mas sabemos que a diretora é como se fosse a coluna da escola. Sem uma boa administração escolar, a escola não "cresce" e não "aparece".

As funções do diretor alcançam praticamente todos os setores da escola e múltiplos são os seus afazeres numa instituição que congrega centenas de alunos e pais, dezenas de professores e funcionários.
O diretor tem em suas mãos uma grande soma de responsabilidades. Na verdade, ele é responsável por tudo o que se passa na escola. Suas responsabilidades são imensas, uma vez que estão sob seus cuidados crianças e jovens nem sempre preocupados consigo mesmos, ao longo dos 200 dias letivos, numa escola onde tudo pode acontecer, inclusive tragédias.
Portanto, mais do que um administrador que cuida de orçamentos, calendários, vagas e materias, quem dirige a escola precisa ser um educador. Isso significa estar ligado ao cotidiano da escola, conhecer os alunos, profesores e pais; saber delegar e liderar e mais: o bom diretor indica caminhos, é sensível às necessidades da comunidade, desenvolve talentos, facilita o trabalho da equipe e, é claro, resolve problemas.
Por isso, em nome de todos os professores e servidores da escola, gostaria de parabenizar nossos gestores, principalmente, a diretora Luíza Barata e a vice-diretora Gisele Andrade pela dedicação e competência que têm demonstrado pela Escola Edmundo Queiroz.   

9 de nov. de 2010

Premiação do II concurso regional de blogs do Nte Benevides


Foi com muita alegria que ontem, 08 de novembro, recebemos os prêmios do II concurso regional de blogs do Nte - Benevides. Dessa vez, nossa escola foi premiada nas três categorias do concurso: blog da escola (1º lugar),  blog de professor (3º lugar) e blog de aluno (1º, 2º e 3º lugar).
A diretora da escola Luíza Barata esteve presente para receber a premiação da escola das mãos do prof. Luís Cavalcante e da coordenadora do Nte-Benevides, Léia Favacho.
A profa. Silene Faro, coord. da Sala de Informática da escola, recebeu seu prêmio pelo 3º lugar no concurso e os alunos Aline Mendonça (1º lugar), Ingrid Gonçalves (2º lugar) e Felipe Ribeiro (3º lugar), todos alunos do 3º ano do Ens. Médio.
Na ocasião, o prof. Luís Cavalcante foi homenageado pelos professores do Nte pelo belo trabalho que tem feito na educação do Estado do Pará, principalmente, no que diz respeito à informática na escola.
Todos que foram premiados já estão concorrendo na fase estadual do concurso de blogs. Vamos torcer pela escola e por nossos alunos.    

8 de nov. de 2010

Faça uma criança sorrir

O Projeto “Motivar para mudar” estará mais um vez realizando o Natal de crianças carentes de nossa comunidade com a Campanha: “Faça uma criança sorrir”. Não fique de fora dessa ação de solidariedade, doe um brinquedo e faça uma criança feliz nesse Natal.
Estamos fazendo a nossa parte. Faça você também a sua e experimente a sensação da felicidade em seu coração.
Entregue sua doação na sala de Informática ou na Secretaria da escola até o dia 17 / 12 / 2010.
A culminância da campanha será no dia 23 de dezembro, dia em que os alunos, professores e gestores da escola, junto com os coordenadores do projeto estarão realizando uma grande festa com várias apresentações para as crianças, como dança, teatro e músicas.
Deus te cubra de bênçãos neste Natal.

Como fazer um projeto dar certo

Objetivos do blog

Interação e divulgação dos eventos e das atividades da comunidade escolar são nossos objetivos.