18 de mar. de 2013

Escola: lugar de aprendizagem ou palco de violência?


Há muito tempo, em nosso país, a escola deixou de ser um ambiente de aprendizagem para dar lugar a um ambiente de desordem e violência, ou seja, deixou de ser um lugar seguro. Na minha cidade não é diferente, pois o que mais se vê na mídia local são notícias de tudo quanto é tipo de violência dentro de nossas escolas. Mas, por que isto está acontecendo?
Primeiramente, devo dizer, com muito pesar, que a escola deixou para trás seu papel principal, que é ensinar, para assistir a vários tipos de delitos cometidos por alunos, como furtos, roubos, brigas, entre outros, e com isso professores e diretores deixam seu papel para poder intervir nesses problemas, fazendo muitas vezes o papel de pais e de outros profissionais, como psicólogos e até de policiais.
Acredito que muitos alunos vêm à escola com o objetivo de estudar, mas muitas vezes se deparam com a indisciplina, o desrespeito e a violência e, muitos, acabam se influenciando e desviam-se de seus objetivos; outros se desmotivam e pensam duas vezes antes de ir para a escola, pois não sabem o que vão encontrar: aprendizagem ou violência.
Infelizmente, sabemos que muitos alunos vêm à escola com objetivos bem diferentes: “bagunçar”, brincar, namorar, vender drogas e promover atos de vandalismo, tudo isso junto acaba se tornando em atos de violência mesmo, pois quando a escola não consegue cumprir seu papel, acaba tendo que “resolver” esse tipo de problema.
Acredito que a escola deve recuperar seu lugar como ambiente de aprendizagem urgentemente, pois está claro que a violência no ambiente escolar está contribuindo para o baixo rendimento dos alunos, uma vez que a insegurança, o medo e a indisciplina não combina com aprendizagem.
Para recuperar seu lugar diante de tanta violência, o ensino-aprendizagem que ser diferencia, ou seja, tem que ser um ensino prazeroso que motive os alunos na busca de novos conhecimentos, pois segundo o educador Luis Carlos de Menezes, as agressões e depredações só ocorrem quando impera na escola a desesperança, logo a escola cumprindo seu papel com qualidade e de forma diferenciada penso que esse quadro pode mudar.
Mas, não basta isso. A família e o Estado tem um papel fundamental nisso tudo. Sabemos que uma das principais explicações para a falta de indisciplina no ambiente escolar é a omissão da família, é a falta de limites em casa. Assim como a escola tem cumprir seu papel, a família precisa fazer sua parte orientando seu filho, participando de sua vida e interagindo com escola. Já o Estado, precisa dar condições para a escola cumprir seu papel, melhorando sua estrutura, capacitando e valorizando seus profissionais com salários dignos e colocando segurança na escola.
Penso que só assim, a escola volte a ser um local seguro e de aprendizagem significativa e deixe de ser alvo de notícias e críticas negativas e possa mudar um pouco essa realidade, mas para isso é preciso que todos caminhem juntos: Estado, família, professores, gestores e, principalmente alunos, deixando a escola exercer seu papel.


Texto produzido pelo aluno Fabrício (turma 301)
E você o que acha? Concorda ou discorda do autor do texto?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Obrigado!

Como fazer um projeto dar certo

Objetivos do blog

Interação e divulgação dos eventos e das atividades da comunidade escolar são nossos objetivos.